segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (14 de 14)




“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
A TRISTE CONDIÇÃO DAQUELES QUE ESTÃO MORTOS “...não verá a vida...”.
        Finalizo esta mensagem mostrando o que o próprio texto relata, acerca do juízo que virá contra os que estão mortos. Eu sei o quanto essa verdade é ignorada por milhares, devido ao fato que nós somos superficiais, não gostamos de examinar a palavra de em sua profundidade; estamos acostumados a olhar tudo à luz de nosso raciocínio terreno e mundano. Meditamos no íntimo que Deus não está dizendo realmente aquilo que o texto diz: “...não verá a vida...”. No fundo achamos que vida, conforme o texto, refere-se à uma condição inferior aqui.
        Não podemos chegar com essa mentalidade estranha à palavra de Deus. O texto está mostrando o fato que os não salvos estão mortos, mesmo que aparentemente estão vivendo aqui. Para Deus a vida em Adão significa morte quando contrastada com a vida que há no Filho dele. Deus está afirmando que tais pessoas estão realmente mortas; que elas nada têm a ver com Deus e com seu reino; que essas almas, não somente estão mortas no pecado, como também hão de ser atiradas na morte eterna. Significa que elas não estão sendo visitadas pelas misericórdias de Deus; que elas estão entregues à essa condição e que assim permanecerão.
        Examinemos melhor essa verdade comparando-a com aquilo que vemos em alguém que está fisicamente morto. O que podemos fazer por ele? Nada! O morto não ouve os gritos, o choro de seus queridos, etc. Nada funciona no morto; seus olhos nada veem; suas mãos estão paralisadas; seus pés não podem andar, enfim tudo nele está parado. Não é assim num alma que se acha morta? Pode falar do evangelho; pode clamar para que ela faça alguma coisa para Deus; pode tentar mobilizá-la para andar como crente; pode fazer ler a bíblia, etc. Mas a verdade é que nada funciona; seus sentimentos, pensamentos e poder de decisão estão sob o controle da morte. No texto podemos ouvir as palavras que ressoam da parte de Deus: “Não verá a vida”.
        O que está acontecendo com aquele homem ou aquela mulher? Já falamos tanto com eles, mas eles não ouvem. Passam os anos e a situação deles é a mesma; foram algumas vezes a uma igreja, ouviram mensagens, leram a bíblia e até gostaram deste ou daquele culto. Mas permanecem com seus corações fechados, endurecidos e completamente inertes para Deus. Quando fala com eles acerca das coisas desta vida, ah! Eles gostam tanto! Mas de repente silenciam quando ouvem de Deus e do amor de Deus. O que está acontecendo? O texto deixa claro que a ira de Deus sobre ele permanece. Notemos o verbo no presente; vejamos que algo gravíssimo está ocorrendo ali; que o Senhor está chamando mortos da morte para a vida ao derredor; que algum parente foi salvo, ou mesmo um amigo. Mas, no tocante àquela alma, ela continua totalmente sem vida.
        Eis aí amigo, o fato que os mortos continuam mortos porque estão cercados pela ira permanente ira de Deus. Não há misericórdia ao derredor; não há sinais de que milagre aconteceu. Passam as horas, dias, meses e anos e aquela alma está na mesma situação. Quantos já conheci, os quais partiram deste mundo marcados pelo juízo eterno. Não é triste essa situação? Mas Deus tem operado milagres, porque ele surpreende neste mundo, mostrando sua força incrível, chamando homens e mulheres da morte para vida, e enquanto a graça estiver brilhando como o sol neste mundo, o mais glorioso serviço do Senhor na terra consiste em realizar essas façanhas no mundo inteiro.

Nenhum comentário: