sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (13)




“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
A TRISTE CONDIÇÃO DAQUELES QUE ESTÃO MORTOS “...não verá a vida...”.
        Antes de entrar nesse último assunto sobre a condição daqueles que estão mortos, devo acrescentar algo mais sobre os sinais evidentes de que uma alma ainda está morta. Dar ênfase a isso é de grande valor, porque vivemos em dias quando satanás se mobiliza numa desenfreada perseguição contra a verdade, mas de uma forma bem disfarçada. Ele tem feito com que a maior parte da população (pelo menos aqui no Brasil) se considere ter fé em Deus e que pertence a Deus. Tal situação tende a encobrir a fé genuína e tende a deixar a igreja verdadeira desprezada, sem qualquer valor.
        Mas o fato é que quando a verdade sobrevém e o evangelho é pregado com seu poder, eis que a fé genuína começa a se destacar, impondo seu brilho e mostrando assim o fracasso da falsa fé tão manipulada pelo pai da mentira. O      que vemos é que aqueles que estão mortos espiritualmente normalmente perseguem a fé verdadeira. Interessante é que isso normalmente ocorre com os religiosos. Não foi assim com os apóstolos e profetas? Nosso Senhor começa o capítulo 16 de João advertindo seus discípulos com o fato que chegaria um tempo em que eles seriam perseguidos e mortos e que seus perseguidores fariam isso como se estivessem fazendo um trabalho para Deus.
        Ora, sempre foi assim e todos os crentes devem estar cientes desse fato. Normalmente os que perseguem a fé verdadeira são os que estão trajados de aparência e costumes religiosos. Quando a fé verdadeira brilha na escuridão das provações, então a fé falsa mostra suas unhas e dentes de ódio mortal contra os santos de Deus. Foi assim desde os tempos antigos. Jó, nos momentos marcantes de sofrimento e dor presenciou a arma mortífera apontada ao seu coração pela sua própria esposa: “...amaldiçoa teu Deus e morre”. Seus três amigos pareciam religiosos tementes a Deus e capazes de ajudar um homem que tanto sofria, mas não demorou para que revelassem que eram religiosos com uma filosofia de vida sem qualquer fundamento da verdade. Qualquer crente genuíno sabe como é perseguido até mesmo dentro de sua casa, quando está pronto a andar com Deus e agradar o Senhor em tudo. O sistema evangélico hoje é tão perigoso que qualquer investida da verdade faz com que ele se volte em perseguição contra a verdade revelada. Satanás fabricou muitas “vestes religiosas” em nossos dias, de tal maneira que os falsos crentes logo correm à procura daquilo que tanto gostam.
        Também vemos como os mortos espirituais são idólatras. É claro que os crentes carregam na carne as paixões de idolatria e contra isso eles lutam continuamente. Mas o morto espiritual é completamente inclinado à idolatria; sua natureza tende a odiar o Deus vivo e amar aquilo que fabrica em seu coração, para dedicar-lhe tempo, força e bens. Com isso podemos saber que a pessoa está morta em seus pecados e que não há sinal de vida em Cristo nela.  Por último, digo e afirmo que a ausência de temor ao Senhor é a mais sólida prova de que a alma está morta. Uma alma que não teme o Deus da Bíblia certamente é um mundano e apaixonado pelo mundo. É a falta de temor ao Senhor que mostra o quanto mostra pelos seus atos e palavras que não passou da morte para a vida. Que triste condição dos pecadores sem salvação! Mas Cristo agora mesmo está exercendo sua função de salvar perdidos, então toda alma arrependida que nele crer recebe vida eterna.

Nenhum comentário: