quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

“NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (7)



                            
“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
                               NEM É FRIO, NEM É QUENTE. É MORNO.
        Oh! Quanto perigo envolve uma alma que se acha espiritualmente num estado de neutralidade! Não houve elogios da parte do Senhor para a igreja de Laodicéia; ele não a tratou como seu povo, pelo contrário houve sim advertência e chamada ao arrependimento, devido ao trabalho do Senhor neste mundo em chamar os pecadores ao arrependimento. Os mornos espirituais não servem para Deus; não fazem parte do amor do Senhor, por isso não são partícipes da disciplina dele. O morno espiritual tem seu coração mundano, coberto com uma perigosa capa de orgulho, de tal maneira que ele não percebe os perigos que o cercam.
        Milhares se encontram nessa condição tão letal, especialmente porque a falsa paz insere neles um sentimento de conforto e de paz, enquanto a atmosfera ao derredor indica que há paz e segurança. Para a mulher de Ló tudo era belo e lindo no convívio com aquele povo corrompido de Sodoma. Certamente ela não era participante das terríveis e hediondas práticas daqueles cidadãos, mas o seu amor pelo ambiente e o prazer de ter tudo o que queria foram suficientes para leva-la à destruição eterna. O maior perigo que envolve este mundo é o fato que ele tem seu lado agradável e aparentemente inocente. É exatamente aí que muitos são pegos desprevenidos. Os verdadeiros crentes são bem definidos em sua posição em relação ao mundo, por isso cantam: “O mundo vil já desprezei e seu caminho abominei”.
        A neutralidade espiritual indica que há ódio no íntimo contra a verdade. Na realidade essa é a maior desgraça que paira sobre o sistema evangélico moderno. Se os homens receberem uma mensagem fácil, uma notícia boa de que qualquer um poderá entrar no céu apenas com uma “decisão por Cristo”, é óbvio que os resultados serão desastrosos. Não estou desprezando muitas decisões sinceras e que mostram isso pelo amor à palavra de Deus no viver. O que eu estou afirmando aqui é que o evangelho deve penetrar no coração, porque Deus exige a verdade no íntimo. O evangelho barato e fácil cria essa espécie de pessoas que nada experimentaram da sincera confissão que parte de corações arrependidos. Os homens por natureza odeiam a verdade revelada, eles querem uma verdade superficial que acreditam que vai beneficiar suas vidas após a morte.
        Meditemos juntos em elementos como Coré, Datã e Abirão. Aqueles homens foram tirados do Egito com todo povo de Israel; participaram das bênçãos de ver Deus com sua mão poderosa conduzindo o povo para Canaã. Mas quando chegou o momento adequado eles mostraram o que eram no coração, homens perversos, revoltados contra Deus, ambiciosos por posição e com seus corações ligados ao Egito. Eles queriam a posição de Moisés, porque assim poderiam liderar o povo para voltar para a escravidão de outrora. Tenho tido experiência com elementos desse tipo, porque eles facilmente se escondem detrás de uma capa de crentes; afirmam categoricamente que vão para o céu, mas seus atos mostram o quanto desprezam Deus, sua liderança e sua palavra.
        O que vai acontecer com milhares, caso não se arrependam, é que vão enfrentar o terrível juízo do Senhor. Não foi assim com Coré, Datã, Abirão e muitos outros que aderiram a ele? Quando o juízo chegou não houve lugar de arrependimento e assim partiram vivos para o abismo. Hoje mesmo o bondoso Senhor convida homens e mulheres, para que se humilhem e se convertam de todo coração. Milhares que estão aliados à igreja de Laodicéia podem ser arrancados de lá, porque o Senhor é bondoso e misericordioso.

Nenhum comentário: