terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

“NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (5)




“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
                               NEM É FRIO, NEM É QUENTE. É MORNO.
        Parece que um ambiente religioso dá uma temperatura neutra aos mortos. Os falsos crentes ficam espiritualmente mornos. Eles não têm a fé que os ligou à graça salvadora; eles ainda estão cegos, porque a obra salvadora não chegou às suas vidas, abrindo-lhes os olhos, a fim de enxergar a glória de Cristo na salvação; suas vestes para eles pareciam limpas e puras, mas não passavam de imundas, por essa razão nosso Senhor define bem a triste condição deles: “Miseráveis, pobres, cegos e nus”. Eles não eram motivos de prazer da parte do Senhor; eles eram considerados estranhos na casa de Deus; eram como algo um alimento podre, que causou enjoo, por assim dizer no estômago do Senhor.
        Caro leitor, creio que devemos sondar essas verdades de forma profunda, a fim de que nossas vidas sejam verificadas à luz da verdade que nos foi entregue. O que acontece quando homens e mulheres são vistos por Deus como mornos? Sem dúvida alguma há ausência da obra realizada pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus em suas vidas. Não há pastor, nem evangelista nem o mais fervoroso crente que possa dar salvação a alguém. Podemos colocar alguém numa igreja; podemos ver alguns fazendo decisão de aceitar Jesus; podemos ver algumas pessoas animadas, chegando para trabalhar e servir numa igreja, etc. Mas elas não terão vida, a não ser que a obra seja feita pelo Espírito Santo, quando ele usa sua palavra. Conforme a lição vista em Atos 8, Simão abraçou a fé, mas não foi salvo, por isso queria ter poder para realizar milagres, a fim de tornar-se rico. Satanás sempre foi vigorosamente ativo em colocar elementos não salvos dentro da igreja, porque ele sabe bem o quanto eles corrompem o ambiente. A presença de mortos num ambiente onde só deve haver vivos, sem dúvidas faz com que o Senhor venha ali para advertir e chamar aquelas almas ao arrependimento.
        Algumas ilustrações farão com que entendamos essas lições com mais clareza. Saulo, antes da sua conversão era quente. Havia em seu coração o fogo do ódio contra Deus; ali estava um homem autenticamente religioso e disposto a não tolerar mais a invasão daqueles cristãos, os quais espalhavam diariamente o testemunho daquele Nazareno, o qual para Saulo havia sido crucificado e morto. Mas como eles afirmavam que Jesus estava vivo, então era necessário procura-lo e assim extingui-lo de uma vez da face da terra. Ora, os homens do mundo são assim – quentes ou frios. Ou saem queimando em fúria mortal ou estão frios numa câmara mortuária. Algumas pessoas manifestam seu ódio mortal contra o evangelho bíblico, elas se enfurecem quando a esposa ou filho se convertem; elas atacam a igreja e se armam de mentiras e de sofismas, a fim de mostrar em palavras seu ódio contra Deus.
        O mundo está cheio desses elementos que perseguem os crentes e que estão prontos a mata-los. Muitos deles não hesitam em afirmar que são ateus e que por isso odeiam as Escrituras. Quantos milhares de crentes foram martirizados devido à perseguição. Foi assim desde o princípio, Caim foi aquele que deu início à jornada dos que no coração ardem de intenso ódio contra Deus. Posso afirmar que até mesmos os mais frios e indiferentes à verdade são potencialmente perigosos, porque quando satanás coloca lenha e acende o fogo, eles se levantarão para fazer a mesma coisa.
        Deus tem salvado milhares de homens e mulheres que antes mostravam sua fúria contra Deus. Assim como ele salvou Saulo, ele tem salvado outros, porque o poder é dele em chamar quem ele quer à salvação.

Nenhum comentário: