terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

“NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (11 de 12)




“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
JUIZO PARA O MORNO: “...vomitar-te-ei da minha boca”
        No presente momento vemos como o mais ardiloso trabalho do pai da mentira neste mundo é mostrar um Jesus diferente ao povo. Não estou querendo alardear sobre o assunto, mas apenas usar a situação, a fim de que consideremos o que está ocorrendo neste mundo à luz da mensagem que o texto nos transmite. Não há dúvida que a igreja apóstata e falsa cresce a cada dia, efeito da sutil atividade dos falsos mestres.
        Mas, não quero terminar o assunto em pauta sem que vejamos de perto as maravilhas da igreja do Senhor. Enquanto Laodicéia dorme o sono gostoso da falsa paz, eis que Filadélfia, a igreja do Senhor está em plena atividade no mundo. Os santos são aqueles que conhecem quem é o Senhor da igreja. Os crentes fieis e sinceros estão por toda parte, eles amam o Senhor, eles amam a palavra, eles têm discernimento da verdade e habita neles o Espirito Santo. Pastores têm feito todo esforço no afã de conseguir mais pessoas para suas igrejas; há programações de todos os tipos. Mas a verdade é que sempre foi e será na pregação que Deus alcança Seu povo e se torna conhecido. Foi quando Deus levantou grandes pregadores que este mundo conheceu a verdade do evangelho; foi na pregação que avivamentos ocorreram e que milhares se converteram de fato a Cristo.
        Enquanto igrejas e pastores buscarem novos métodos para alcançar as pessoas, certamente a igreja de Laodicéia será ainda mais forte. Na pregação empreendida por homens chamados por Deus para esse mister, eis que as almas são confrontadas com o Nome santo e tremendo do Senhor. Homens e mulheres precisam ser abalados no coração; precisam ser confrontados com suas culpas e merecida punição eterna. Em nossos dias homens e mulheres precisam tremer e temer perante a verdade distintamente clara que a palavra de Deus mostra aos homens. Quando o Senhor se torna conhecido é por meio da pregação; é porque Deus tem levantado homens santos, chamados por ele para a preciosa arte da pregação. A igreja hoje (especialmente aqui no Brasil) precisa conhecer o fato que os homens não passam de vermes; que eles, naturalmente nada podem dar para Deus; que eles por natureza são inúteis. Quando o evangelho da glória de Cristo, então Cristo é glorificado e os homens são colocados em seu devido lugar, como caídos e condenados.
        Mas, antes de encerrar essa mensagem, preciso acrescentar que a igreja do Senhor (Filadélfia e não Laodicéia) prossegue sob a liderança dele. Às vezes neste mundo parece que a igreja do Senhor parece que está sumida ou mesmo destruída pelo poder e beleza que envolve a igreja de Laodicéia. Tenho visitado algumas igrejas no Brasil e é possível ver o quanto os verdadeiros crentes estão como que desaparecidos. Mas a verdade é que no meio das trevas os santos verdadeiros se destacam em fé, confiança e oração. Muitos às vezes não sabem o que fazem; muitos estão à procura da verdade, de liderança sincera e pura; muitos querem ver o brilho da verdade, onde somente há escuridão com a presença do mundanismo.
        Mas, o que quero ressaltar aqui é que a igreja do Senhor está de pé. Nos dias de Isaías os verdadeiros crentes aparecem como “choça no pepinal”. Assim é a igreja do Senhor em nossos dias. Ela não se destaca; ela parece sem brilho, por causa da refulgente vanglória da igreja apóstata. Mas o mundo sempre tratou a igreja de Deus assim. Ela brilha a glória de Cristo quando a festa mundana parece ser linda e atraente. Nosso Senhor deixou claro para os falsos crentes de Laodicéia que os que são amados dele são disciplinados e provados, enquanto os falsos crentes prosseguem sentindo o conforto perigoso que este mundo oferece.

Nenhum comentário: