terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A FÉ QUE FOI ENTREGUE AOS SANTOS (8)




aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo...” (Apocalipse 3:18)
A VERDADE PRÁTICA NA VIDA.
        Creio que é de fundamental importância que tomemos essa verdade, a fim de aplica-la à nossas vidas. Todos os ensinos vieram até a nós com o propósito que a conheçamos no viver, assim como o alimento precisa ser ingerido para que fisicamente nos tornemos fortes. Nosso Senhor mostra isso mostra o quanto seu povo foi chamado para viver pela fé e o quanto essa genuína e pura fé será demonstrada no viver. Tal verdade aparece na frase: “Eu disciplino a todos quantos amo...”. Noutras palavras nosso Senhor está dizendo que os verdadeiros crentes são conhecidos pela forma como são disciplinados. Ele está afirmando que o amor dele pelo seu povo não é esse amor frágil, débil e inútil que tanto os homens apreciam e apregoam. Ele está declarando que o amor de Deus pelos seus santos é um amor que disciplina, conforme somos ensinados em toda bíblia, mas especialmente em Hebreus 12.
        Acerca disso é o que nós precisamos saber nestes dias tão perigosos e sedutores. Falo assim porque tenho visto muitos que afirmam ser crentes, mas que nem sequer sabem o que significa disciplina bíblica no viver. O viver deles parece ser leve e suave e o mundo bem atraente aos seus olhos. Mas o fato é que cada crente foi colocado na família de Deus, é filho de Deus por nascimento, tem Deus como Pai, por isso são disciplinados no viver. Sem isso não é cristianismo. Pode bem ser que estou sendo mui repetitivo nesse assunto, mas não importa porquanto é algo de suma importância à nossa compreensão.
        A primeira lição é que fomos chamados para ser participantes da natureza divina, conforme 2 Pedro 1:2. O que significa isso? Não é um ensino que atrai nossos mais profundos interesses? Não nos humilha o fato que antes éramos filhos do diabo e agora somos chamados filhos de Deus? Não é importante para nós que amamos nosso Deus, o fato de que a natureza santa de Deus faz parte de nossa nova natureza? Talvez você esteja achando que isso é para os grandes nomes da história da igreja, como Pedro, Paulo, João e outros santos destacados. Mas quanto estamos nós enganados! Notemos como Pedro destaca o fato que ele e os irmãos para quem ele estava escrevendo são juntamente participantes da natureza de Deus. Não há crente melhor do que outro; não há crente mais santo que outro diante de Deus. É óbvio que alguns se destacam mais e se disciplinam mais que outros, a fim de alcançar mais santidade no viver. Mas o fato é que em Cristo todos são iguais.
        Também, em Hebreus 12 o escritor sagrado afirma que Deus nos disciplina, a fim de que sejamos participantes dessa santidade. Em segundo Pedro o apóstolo fala da nossa natureza que herdamos em Cristo, enquanto em Hebreus está tratando da prática dessa santidade. Deus, em toda extensão das Escrituras, quando está tratando com seu povo ele sempre realça com clareza o fato que ele é Santo. Esse é o ensino principal de Levítico, exatamente porque ele queria que seu povo soubesse que era diametralmente oposto aos deuses daqueles povos corrompidos que habitavam em Canaã, para onde eles estavam indo.
        Então, tudo fica claro diante do fato que a nossa puríssima fé é testada em face das provações e Deus tem como meta nossa santidade. Isso significa que quanto mais provado sou, mais santo eu me torno; aquelas atividades da carne são arrancadas; aquele mundanismo é desfeito; aquelas sequelas do velho Adão são removidas, etc. Que trabalho incrível da graça em nossa fé! Ele utiliza situações difíceis para lixar nossa fé e tornar o ouro ainda mais brilhante e nossa força capaz de enfrentar com perseverança a jornada.

Nenhum comentário: