quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A FÉ QUE FOI ENTREGUE AOS SANTOS (2)



                     
aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo...” (Apocalipse 3:18)
PERTENCE A CRISTO: “...compres de mim...”
        A fé bíblica, verdadeira é claramente mostrada como sendo uma prerrogativa do Senhor Jesus, porque ele a conquistou, a fim de dar essa joia aos crentes. Os falsos crentes de Laodicéia na realidade eram pessoas incrédulas; a falsa fé inundou seus corações de orgulho e de falsa paz; a justiça deles não era a pura e branca veste dada por Cristo. Por causa disso nosso Senhor chega ali para declarar-lhes a necessidade de arrependimento e conversão sincera. Agora é o momento para que busquemos a compreensão dessa verdade segundo o que está escrito.
        Nosso Senhor é de fato o Autor da verdadeira fé. Aliás já escrevi e enviei esse assunto baseado em Hebreus 12:2 para o blog. Ali destaquei a pessoa de Cristo e como foi que ele se tornou Homem perfeito, a fim de conquistar perfeita fé. O objetivo deste assunto em Apocalipse é mostrar essa verdade de forma prática. José quando se tornou governador do Egito foi usado por Deus para encher milhares de armazéns, estocando alimento para os anos de fome que seguiriam os anos de farturas. Assim que a fome veio, eis que o mundo inteiro naquele tempo podia ir até José para comprar mantimentos e escapar da morte.
        Creio que José se tornou ali uma figura de Cristo, porque todo pecador que tenha fome e sede de justiça pode ir a Cristo, porque seu coração armazena, por assim dizer em abundância tudo o que o pecador precisa para ser salvo e justificado por Deus para sempre. O que José vendia aos povos, durava por pouco tempo, mas o que Jesus tem para a alma faminta dura para sempre, conforme a promessa feita por Deus: “...mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação, para todas as gerações” (Isaías 51:8). Os homens devem saber que não ninguém que possa ir a Cristo por decisão própria; os homens só podem ir a Cristo quando Deus os atrai, caso contrário eles sempre acharão recursos neste mundo para suas necessidades temporárias. A igreja de Laodicéia acreditava que tinha fé, mas era a fé deles, não a fé derivada do Autor da fé verdadeira. Por essa razão eles estavam sendo levados e lesados pelo engano de seus próprios corações; por essa razão eles dormiam num gostoso colchão, sentindo o conforto perigo, letal que os envolvia.
        Não é essa a situação de muitos hoje? Não é verdade que satanás encheu este mundo dessa confiança vã? A falsa fé produz falsa paz, porque a falsa fé é em si mesma justiça própria. A verdadeira fé brota no coração do homem humilhado, a alma que sente sua miséria, por isso chega como mendigo perante Deus. Nosso Senhor intitula a alma arrependida como “pobre de espírito” (Mateus 5:2). A fé que nasce no homem é fé natural, ela nasce aqui e morre aqui. Diante desse fato podemos notar o quanto satanás tem atiçado os corações, inflamando-os dessa confiança vã, extremamente perigosa. Muitos precisam ser acordados com a “agua fria” do evangelho bíblico. Foi isso o que o Senhor fez com Nicodemos, quando foi ter com Jesus (João 3).
        Pessoalmente tenho lido com muitos religiosos que aparentemente são crentes, religiosos e ativos. Mas quando a fé é examinada à luz da verdade bíblica, nota-se imediatamente o quanto essas almas estão iludidas e levadas para o castigo eterno sem que percebam o perigo. Não há maior orgulho no coração do que quando a falsa fé está ocupando aquele lugar. A pessoa está lá em cima, mas foi elevada não por Deus, mas pelo pai da mentira.
        A falsa fé é terrivelmente enganadora e envenena o coração de forma imperceptível. O Senhor não conforta o enganado; o Senhor não aplaude elementos que andam pelo caminho errado. Não há desculpas para o engano espiritual. A exortação de Cristo a todos é para que se arrependam e se convertam de todo coração a ele.

Nenhum comentário: