quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A FÉ QUE FOI ENTREGUE AOS SANTOS (10 de 11)




aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo...” (Apocalipse 3:18)
A VERDADE PRÁTICA NA VIDA.
        Para finalizar preciso trazer palavras de exortação para o povo de Deus, em face dessas verdades vistas no texto. A fé que foi entregue aos santos nos habilita a conhecer e experimentar o fogo da purificação. Para o mundo o fogo de Deus é um fogo consumidor, porque vem consumir os inimigos. Mas para os crentes em Cristo esse fogo é purificador. A fé natural não pode suportar esse fogo, assim como o papel, a palha, o plástico e a madeira não suportam chamas. Muitos que começam a vida cristã pensando que são crentes na realidade logo fogem, porque não aguentam aquilo que somente os fieis podem suportar. Já vi muitos deixando o meio cristão porque percebem que não têm qualquer poder de uma fé perseverante em seus corações.
        O rei Joás começou muito bem seu reinado em Jerusalém, mas assim que ficou só para enfrentar o reinado segundo a vontade Deus, logo abandonou aquilo que todos viam como sendo fé e se entregou às maldades (2 Crônicas 24). Muitos andam com os crentes e até indicam que vão prosperar e produzir fruto, mas não têm o combustível da graça para prosseguir firmes pelo caminho que os santos andam. Por que essas coisas acontecem? A resposta simples é que Deus continuamente faz com que seus filhos passem pelos testes da provação. O caminho da falsa fé está localizado aqui em baixo, neste mundo. Mas o caminho dos santos está infinitamente acima de qualquer compreensão, porque eles andam onde o Senhor Jesus andou.
        A Bíblia está cheia de ilustrações vívidas desse poder purificador que vem diretamente provar os salvos. A vida de Jacó mostra o que Deus faz em sua graça com aqueles que Ele chama para si. Que diferença entre a vida de Jacó e a vida de Esaú! Este prosperou e ficou muito rico até erguer uma nação para si, mas nada tinha a ver com o Deus de seus pais, nem mesmo interessava por coisas espirituais. Esaú é o exemplo claro do homem mundano e cheio de sonhos e ambições por riquezas e sucesso aqui; para isso estava até mesmo pronto para matar. As bênçãos que ele queria do seu pai Isaque (Gênesis 27) eram de natureza terrena, por isso sua primogenitura não tinha qualquer valor.
        Mas no tocante a Jacó foi tudo diferente. Deus o tomou para guiar sua vida, trata-lo com sua justiça, leva-lo à conversão e assim prepara-lo com duras e terríveis provas, a fim de tornar-se Israel – príncipe de Deus. O fogo da provação consumiu o velho Jacó, mas fez aparecer o novo homem. O fogo terrível queimou o que não prestava, fez aquele homem chorar, sofrer, perder o que tanto amava, a fim de obter a excelência da parte do Senhor. Quantas lições extraímos da vida desse grande homem! Quantas bênçãos os crentes recebem quando veem os atos do Senhor em sua graça operando na vida de toda aquela família!
        Amado irmão em Cristo, nossa fé é chamada de “santíssima fé”; é o ouro puro, oriundo do Autor da nossa fé. Milhares e milhares de crentes passaram por este mundo, foram provados e se tornaram incrivelmente belos, semelhantes a Cristo. O mundo atual está cheio dessa fé fabricada pelo diabo, mas que não suporta nem um pouco aquilo que somente crentes sinceros podem suportar no calor ardente da provação. Veja a exortação de Pedro em sua primeira carta, porque ele nos exorta a não estranhar o fogo ardente que vem a nós, destinado a nos provar. Ele diz que isso aparece para mostrar que somos crentes genuínos, que nossa fé não é vã, que somos um povo celestial. Não é maravilhosa essa notícia? Que sejamos fortes e corajosos na jornada que temos à frente, pois temos conosco nosso Capitão.

Nenhum comentário: