terça-feira, 5 de dezembro de 2017

“MÃO ENCOLHIDA E OUVIDO SURDO” (9)




“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1,2).
A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM REVELADA: “Mas as vossas iniquidades...”
        Amado leitor devo frisar bem o fato que o Deus da bíblia é santo e que jamais ele há de comungar com qualquer iniquidade. O pecado é imundície. O pecado é um verdadeiro inimigo de Deus; o pecado é oposição à lei de Deus, por isso ele há de ferver-se em cólera santa e justa contra o mal. Em nossos dias são milhares que afirmam que são crentes, mas querem no íntimo continuar associados à prática de suas maldades. Os verdadeiros crentes, claro, sabem que são fracos e que carregam essa natureza terrena e carnal. Mas eles lutam contra o mal; eles tomam a palavra de Deus como espada na luta por santidade, agradando a Deus.
        Além disso, o pecado aparece como um invasor que quer conspurcar a criação de Deus. O pecado é inimigo mortal de Deus; o pecado se abriga exatamente no coração do homem e tomou sua natureza, personalidade, mente, afeições, de tal maneira que o homem é intrinsecamente ligado ao pecado. O pecado e o homem formam uma unidade, de sorte que não há qualquer independência. Quando Deus mira o pecado, há de mirar o homem no pecado. O pecado quer tomar o lugar de Deus; quer a glória para si, por isso o homem há de agir em função do pecado. O pecado no mundo é um desafio ao trono e a glória que pertencem ao Deus santo.
        Assim, qualquer disfarce que os homens usarem na tentativa de encobrir sua condição é inútil. Judas sempre foi visto como o “filho da perdição”, mesmo andando com os discípulos e sendo chamado de apóstolo. Quando homens tentam pintar suas vidas de religiosos, bonzinhos, adoradores, etc. eis que seus corações estão tão descobertos perante Deus e a ira do Senhor está apontada diretamente para suas cabeças. Vejo hoje como muitos tentam se esconder, buscar refúgio nos homens e corrigir ao máximo suas vidas externas. Mas o fato é que seus corações continuam o mesmo. Se uma bomba estiver puxando agua imunda de uma cisterna, não adianta pintar a bomba e lubrifica-la. O problema está na cisterna com sua agua cheia de imundície. Assim é o coração do homem desde sua concepção, conforme a confissão de Davi: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5).
        Então, enquanto os homens continuam inflados em orgulho religioso; enquanto as vozes dos falsos mestres ecoam, enchendo os homens de sua falsa paz; enquanto os homens continuam cheios da vaidade, acreditando num suposto deus que lhes abençoa em seu viver mundano e rebelde, eis que a mão do Senhor parece que está encolhida e seus ouvidos parecem surdos. O bendito salvador está em seu posto de trabalho, mas o mundo continua em suas festas perigosas. Não há esperança para o pobre pecador em seus pecados. Não há esperança aqui, na igreja, no batismo, em seus atos, em suas superstições, em seus sentimentos errados, em seus mestres favoritos.
        Nossa esperança está no Deus que ouve o clamor daqueles que veem o perigo; que sabem o quanto seus corações são perversos e que não têm qualquer poder para mudar suas vidas aqui. O Senhor e salvador está perto dessas almas. Que momento agora, para que o Senhor venha em socorro desta geração que perece! Que ele desça do céu, trazendo consigo toda essa imensa bagagem da graça; que ele derrame do céu poderosa chuva de bênçãos sobre uma raça enganada e enganosa. Afinal, ele é um Deus compassivo e sua misericórdia dura para sempre.

Nenhum comentário: