sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (11)



                      
“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
VISTO INDIVIDUALMENTE NAQUILO QUE PRODUZ.
        Hoje pretendo entrar no assunto final dessa mensagem, para que vejamos como é que Deus lida com o homem individual, no coração dele e o que procede dali. Normalmente fugimos de confronto, especialmente desse confronto bíblico, porque a função principal do pecado em nós é promover nosso orgulho próprio. O sistema religioso deste mundo, especialmente o que chamam hoje de “evangélico”, tende a cimentar nossa soberba e elevar nossa própria glória, de tal maneira que, quando somos confrontados com a verdade, não raro fugimos desse confronto. Por que fazemos isso? A razão é que não queremos ser descobertos no coração, nem que a palavra de Deus venha a mexer com nosso adorável e estimado pecado oculto.
        Mas a mensagem de Isaías será desconhecida para homens e mulheres que querem ficar navegando nas espumas da palavra, pois não querem as profundidades da maravilhosa revelação de Deus. Mas quando voltamos nossos olhos para o texto acima, eis que imediatamente Deus derruba a muralha que cerca nosso coração, a fim de mostrar o que está ali e o que sai dali. Será que conhecemos nosso coração? Claro que não! Gostamos de explorar tudo o que está ao nosso derredor, mas nosso coração é um ambiente de extrema escuridão. Mas Deus, que é o sumo professor passa a exibir o que homem tem no coração e que sai dali.
        Note bem a linguagem do verso acima: “...concebem o mal...”. O que é isso? Essas palavras são verdadeiramente humilhantes para nós, pois sempre, no íntimo achamos que somos bonzinhos e que não há qualquer intenção maldosa. Quando a pessoa é crente, sincera alma que foi regenerada pelo poder da palavra, eis que ele possui um novo coração. O problema do crente neste mundo é sua carne, sua natureza terrena que é inerentemente má. Toda nossa luta aqui é para diariamente destruir as obras da carne. Mas em Isaías Deus está mostrando quem é o homem em Adão; quem é nosso filho, nosso neto, vizinho, parente, amigos, os quais continuam em seus pecados. E não há qualquer igreja, oração, pastor, batismo, etc. que possa mudar o homem em seu estado natural.
        O que Deus está dizendo transmite a ideia de que o pecado utiliza-se dos nossos membros, a fim de gerar maldade. O termo usado para “conceber” mostra quão poderoso é o pecado, quão forte e cheio de energia, para, por assim dizer, engravidar nossos membros, a fim de que produzamos não o bem, mas sim o mal. Por fora, o orgulho do pecado sempre está falando aos ouvidos do homem que ele é bonzinho, merecedor de bênçãos e que tudo ao seu derredor está sendo abençoado com sua vida. Vou além para dizer que o pecado vem sempre dizer no íntimo que Deus está satisfeito conosco e que estamos no pedestal de suas bênçãos. Mas, quanto engano! O que Deus diz? “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto...” (Jeremias 17:9).
        Pretendo avançar um pouco mais para mostrar a todos o que realmente significa as palavras ditas pelo Espírito Santo: “...concebem o mal...”. Mas encerro esta página, para mostrar aos que agora se sentem humilhados, caídos e decepcionados com aquilo que Deus fala a nosso respeito, que Deus nos mostra isso para que de fato venhamos a nos humilhar perante ele. A verdade revelada há de nos dá um verdadeiro empurrão; que nós entendamos que nossas maldades vêm de nós mesmos; que nossa tendência natural é descer e não subir.
        Se há agora uma alma que deseja a salvação em Cristo, eis que agora é o momento impressionante, a fim de que venha a conhecer o maravilhoso Salvador e Senhor. Ele veio ao mundo para arrancar pecadores dessa aterrorizante escravidão, onde o pecado nos colocou.

Nenhum comentário: