terça-feira, 10 de outubro de 2017

VIVER E MORRER II (4)



                                   
“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
O VIVER É CRISTO -      QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA.
        É óbvio que se há a vida de Cristo em nós os sinais claros dessa vida hão de manifestar-se, assim como ocorre quando ocorre o nascimento. O choro, o desejo de alimentar-se e seu desenvolvimento natural. Assim como uma criança está apegada à mamãe, desejando seu afeto e seu leite, assim também o salvo deseja o Senhor em seu viver. Pedro trata disso no cap. 2 de sua primeira carta: “Desejai afetuosamente, como criança recém-nascida o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (verso 2). Não há dúvida que esse desejo espiritual no crente é evidenciado no amor pela palavra.
        Quem não ama a palavra de Deus, nem deseja conhece-la, realmente não é uma pessoa crente. Tenho lidado com muitos que abandonam a bíblia durante a semana; ela fica esquecida, abandonada e só é lembrada quando é hora de ir para a igreja. O pastor logo percebe que aqueles que ignoram a palavra de Deus durante a semana, também vão ignorá-la no culto. Quem se endurece contra a santa verdade no dia a dia, há de desprezá-la também no decorrer dos cultos. Não havendo esse apego normal pelo conhecimento da palavra, certamente prova que não há sinal de crescimento e desenvolvimento na fé e no amor do Senhor em seu viver. Quem não ama a palavra da verdade, não é proveniente da verdade; quem tem os ouvidos surdos para a pregação do evangelho e dos santos ensinos da graça, certamente estará na igreja à procura de novidades e de entretenimentos. E todos nós sabemos o quanto o mundo evangélico de nossos dias está carregadíssimo dessas provisões religiosas que tanto atraem corações endurecidos.
        Mas sei que posso mostrar os tremendos valores da simplicidade do livro de Deus. Estou certo que muitos pensam que tendo conhecimento das poderosas doutrinas da graça, como eleição, chamada eficaz, segurança eterna e lendo livros de homens eruditos no assunto, já é suficiente para afirmar são crentes. Isso não passa de engano, porque as doutrinas da graça podem ser usadas como um confortável colchão para descansar. Quando acontece o novo nascimento, certamente a pessoa vai aproximar-se do Senhor. A vida de Cristo em nós há de nos fazer pessoas que realmente amam e que desejam conhece-lo mais: “Chegando-vos para ele, a pedra que vive...” (1 Pedro 2:4). Os salvos não estão no mundo para elevar homens e glorificar conhecimentos. Estamos no mundo para conhecer nosso Senhor e devemos prosseguir nesse conhecimento, até que no céu conquistemos a plenitude desse conhecimento.
        Assim, a fé há de prezar esse prazer; há de lutar para que esse nosso tesouro eterno seja nossa riqueza; há de ver o Senhor como a fonte da alegria, felicidade, gozo e satisfação. Sem a palavra de Deus no viver o mundo será a melhor opção, será o desejo da carne e consequentemente a ruína da alma. Muitos santos no passado mostraram o grande amor e interesse em estar perto de Cristo; mostraram que suas vidas tinham interesse em conhecer sua verdade no viver diário, como mostra a primeira estrofe de um antigo hino:
                        Oh, minha alma, sem demora ergue-te para entoar
                        Os louvores do teu Cristo e seu nome celebrar!
                        Pra remir-te sua vida te quis dar!

Nenhum comentário: