segunda-feira, 9 de outubro de 2017

VIVER E MORRER II (3)



                                     
“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
O VIVER É CRISTO -      QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA.
        Para que saibamos como o “viver é Cristo” tem real significado prático em nossas vidas, convém que sondemos nossos corações à luz da palavra de Deus. Aprendemos no texto o quanto Paulo mostrou que essa confissão é algo particular: “Porquanto, para mim...”. O que era realidade na vida de Paulo, certamente deve ser também em nossas vidas, porque não há diferença na salvação dos pecadores; não existe uma salvação maior para uns e menor para outros.
        Então, podemos entrar nesse assunto agora com algumas perguntas: “Fomos realmente salvos?” Essa confissão foi o Espírito de Deus quem registrou no coração? Pergunto isso porque sei o quanto milhares vivem sob o engano de uma salvação ilusória, porque jamais foi tirada a capa da justiça própria de suas vidas. Em nossos dias, especialmente, não há dúvida que satanás luta para encher os corações de uma fé movida por sentimentos religiosos, mas que nada tem de alicerce fincado na palavra de Deus. O mundo hoje evoca uma mudança; anela um deus diferente; luta por uma teologia sem profundidade e foge de qualquer confronto que venha mexer com seus corações empedernidos e revoltados contra Deus. O humanismo é a força do momento, mesmo que as maravilhosas doutrinas da graça apareçam. Os homens querem belos ensinos bíblicos, mas não querem confronto com a realidade do homem no pecado.
        Fui enfático nisso porque sei o quanto muitos que acreditam que são salvos nada produzem de fruto de arrependimento e nada têm de qualquer prazer pela palavra de Deus, amor a Cristo e desejo em servir no reino de Deus. Sem uma convicção profunda da salvação que transborda o coração, então não há possibilidade de haver algo particularmente espetacular, como aparece nas palavras de Paulo: “Porquanto, para mim o viver é Cristo...”. Nossa salvação não pode ter como base aquilo que outro passou para nós. Minha fé não pode estar firmada em palavras de homens, caso contrário meus lábios ficarão imobilizados diante das incertezas desta vida. Em nossos dias vemos o quanto mundo desafia os que se dizem crentes; eles ameaçam a fé cristã e lutam para prevalecer contra os crentes. Muitos chamados crentes hoje têm perdido a batalha quando são confrontados e são intimidados quando parentes e amigos chegam para mostrar-lhes que são mais alegres, fortes e mais religiosos do que eles.
        Pergunto mais: “Habita em nós o Espírito Santo?”. A salvação de um homem é mostrada pelo selo da presença do Espírito de Deus. Paulo afirma que quem não tem o Espírito de Deus esse tal não pertence a Deus (Romanos 8:9). Muitos chamados crentes não têm qualquer prazer pela palavra; abandonam a palavra de Deus em suas casas e não têm satisfação por uma igreja onde o livro de Deus é pregado com zelo e amor. O Espírito de Deus no salvo tem a função de guiar-lhe em toda verdade (João 16:13). Sendo assim, como pode alguém dizer que tem o Espírito Santo habitando nele, se não ama a verdade revelada e foge quando a verdade do evangelho está sendo pregada? Não é o momento exato para uma investigação bíblica acerca da condição de muitos? Não é o momento para que nossos cultos sejam caracterizados por pregações que chamem os falsos crentes ao arrependimento?

Nenhum comentário: