sexta-feira, 20 de outubro de 2017

UM REI REJEITADO (4)



                                     
“Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (Lucas 19:27).
UM REI REJEITADO PELOS HOMENS.
        Estou lutando aqui para mostrar aos meus leitores, como a parábola contada por Cristo traz a prática lição de como os homens rejeitam o Rei da glória em seus corações. Foi assim com Israel nos dias de Samuel, quando já chegava ao fim. Mas também foi assim nos dias do Senhor, quando este estava aqui e em seu ministério confrontou o povo judeu. Mesmo sendo um povo com conhecimento da lei e dos profetas, todo esse ensinou redundou em orgulho e por fora eles mostraram toda disposição assassina que tinha no coração, quando eram confrontados com a verdade, conforme vemos especialmente no relato do capítulo 8. Foi essa a mesma atitude que líderes religiosos tiveram no coração quando os apóstolos foram erguidos no poder do Espírito, a fim de pregar sobre a ressurreição do Senhor. Aquela notícia abalou a falsa confiança deles, por isso eles não demoraram em perseguir os santos de Deus. Saulo em sua fúria assassina era uma demonstração particular do que pensava toda liderança religiosa, cujo coração estava endurecido, por isso com facilidade eles se ergueram para matar Estêvão com extrema maldade (Atos 7).
        Nós estamos acostumados a lidar com os homens, mas sempre olhando tudo do ponto de vista dos homens, em suas necessidades psicológicas e materiais. Se não cuidarmos em nos manter zelosos com a verdade, certamente deixaremos a palavra de Deus aos poucos, a fim de buscar recursos nas cisternas rotas da psicologia e do falso evangelho tão divulgado em nossos dias. O que podemos falar das nações? Será que o mundo é diferente em relação a Deus? Será que a ignorância bíblica não faz os povos serem diferentes dos judeus? Claro que não! Que diferença há entre os judeus e gentios? Nenhuma! Paulo afirma em Romanos 3 que todos foram colocados debaixo do pecado. Será que não há alguma religião que mude os homens, a fim de que eles se tornem melhores? Claro que não! Enquanto olhando para as aparências, Deus vê o coração; enquanto vemos costumes externos e zelos extremos, Deus continua a mostrar em sua palavra, provando o que o homem é no coração contra ele.
        Vemos em Romanos que Paulo, na inspiração do Espírito Santo procura mostrar que os homens sempre foram iguais, em todo tempo e em todos os lugares: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Por isso não há desculpa pela ignorância, bem como não há desculpa pela cegueira dos religiosos. Ainda em Romanos, vemos no primeiro capítulo, a partir do verso 18, o quanto as nações no mundo agem com arrogância e com desprezo por Deus. Deus age com os homens no mundo na base de que cada um deles é responsável. Não importa se caíram, se não receberam ensino bíblico, se tiveram ou não os mesmos privilégios religiosos que os judeus tiveram. Deus não lida com os homens tendo como fundamento o conhecimento bíblico.
        Os homens não são meros animais; os homens são seres humanos, criados por Deus com inteligência, consciência e sabedores que Deus é o grande Criador. Deus não aceita desculpas porque eles adoram o sol, a lua e outros seres criados. O evangelho chega para proclamar que Deus é Deus e que todos vão comparecer perante o Juiz. Por essa razão o evangelho chega para levar todos à humilhação, a fim de que todos se arrependam.

Nenhum comentário: