terça-feira, 17 de outubro de 2017

UM REI REJEITADO (1)



                                     
“Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (Lucas 19:27).
INTRODUÇÃO:      
        A parábola contada por Cristo é cheia de lições para nossas vidas e para este mundo perdido. Claramente vemos a razão dessa parábola no verso 11. Nosso Senhor é o Rei que veio ao mundo e aqui confiou sua mensagem a seus servos. Ele, após sua morte partiu para o céu e prometeu voltar para assumir o reino no céu e na terra. No final, quando ele retornar, o que vai acontecer? Ele vai recompensar seus servos fieis e vai por outro lado executar seus inimigos. Em dias quando prevalece o termo “democracia” no mundo é muito difícil compreender o que significa a autoridade de rei com seus súditos. Mas as nações naqueles dias tinham normalmente seu rei, a não ser quando estavam sob a liderança de uma forte nação que dominava o mundo, como foi o caso de Roma.
         Quero mostrar a todos aqui o quanto essa parábola deve chamar nossa atenção e fazer com que estejamos certos de que somos submissos e servos fieis ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Nossa mentalidade deve ser fortalecida pelos santos ensinamentos bíblicos; pela realidade daquilo que tanto a bíblia fala: “Reina o Senhor”. Devemos retirar nossos sentimentos deste mundo vil, porque mesmo que eles falem tanto em “democracia”, sabemos que este mundo tem um rei que age como um ditador cruel contra homens e mulheres (João 8:44; 1 João 5:19). Quando nos envolvemos na palavra, eis que todo nosso viver muda; somos humildes quando reconhecemos que há um Deus que reina no céu e na terra e que está ativo não somente no meio do seu povo, como também entre os reis e os povos.
        Por essa razão, quando nosso Senhor abre sua boca e narra essa parábola, imediatamente compreendemos que ele é o Rei que agora está invisível, mas que um dia há de voltar. Diante desses fatos, sabemos que nada no céu e na terra segue sem uma liderança forte, poderosa e soberana do nosso rei. O reinado dele é invisível aos olhos da vil incredulidade, mas é visto e aceito pelos que realmente creem. Tudo está caminhando, para que um dia todo universo veja a glória do Rei e o Rei da glória. Um dia esse reino frágil, cruel, enganoso e homicida do diabo terá fim; um dia as perversidades dos homens deste mundo contra os fracos e indefesos nunca mais serão vistas, porque Jesus trará um reino de justiça e paz para sempre.
        A visão da fé entenderá essa parábola e como ela está cheia de riquezas da graça para nossas vidas.  O propósito é a pregação do evangelho, para que homens e mulheres tenham seus corações cheios de temor; para que a igreja seja submissa a esse rei dia a dia e para que homens e mulheres se arrependam e caiam perante o cetro da graça desse bondoso Rei. É claro que a parábola também vem advertir homens e mulheres de que os rebeldes hão de ver a face do Rei e serão punidos, porque agora não se humilharam nem sem converteram a ele.
        Que o Rei me dê sua graça, para que eu possa transmitir com poder essa mensagem e que meus leitores sejam cativados e atraídos na compreensão do fato que esse Rei que foi rejeitado é agora o bendito Salvador e Senhor daqueles que se submetem a ele de todo coração.

Nenhum comentário: