terça-feira, 10 de outubro de 2017

A INQUIETUDE DA ALMA LONGE DE DEUS (7)




“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus pés. Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 116:6-9).
A FIRME SEGURANÇA NO ANDAR: “...da queda os meus pés”.
        O texto nos mostra também o quanto o Salmista sentiu a segurança de que jamais iria se despencar no abismo: “...da queda os meus pés”. Milhares neste mundo se aventuram andar sem qualquer rocha onde possa firmar seu andar aqui. Não há maior perigo do que andar neste mundo sem a segurança eterna; sem a certeza de que está plenamente salvo dos horrores eternos. Ah! Quanto satanás luta para iludir milhares! Muitos até mesmo se aventuram nessa caminhada, achando que estão seguros porque se sentem religiosamente bem. Muitos pensam que estão fazendo o máximo para escapar da perdição eterna; muitos acreditam que estão se esforçando para obedecer ao máximo a Deus na vida aqui, a fim de que não sejam pegos de surpresa num pecado mortal.
        Mas não foi isso o que o Salmista entendeu no tocante à sua salvação. A felicidade em sua alma era porque agora sabia que seus pés encontraram a solidez da Rocha da sua salvação. Ele sabia que jamais sofreria a condenação; que agora sua alma estava livre eternamente da ira de Deus; que é agora uma alma que recebeu a justiça de Cristo, por isso está livre da condenação. Que confiança! Que tranquilidade! “Que segurança! Sou de Jesus”. A salvação para o Salmista não era algo hipotético, não dependia de sua constância, firmeza ou obediência. Sua alma estava livre dos terrores da lei, porque sabia que seu Senhor lhe concedeu uma real salvação. Por essa razão podia pisar nesse santo terreno da salvação bíblica, uma vez que para ser salvo custou o sacrifício do Filho de Deus.
        Quantos nem sequer percebem qualquer perigo de andar neste mundo sem o livramento da justa ira de Deus! Para os mundanos a vida aqui é um lugar de sonhos, sucesso financeiro e consequente prosperidade. Para eles tudo o que acontece é algo normal, faz parte da vida e que no final tudo dará certo. Sem o conhecimento da verdade conforme nos foi revelada nas Escrituras, eis que as multidões não percebem o quanto são levadas aqui por esse vendaval de engano da fúria de satanás. Homens e mulheres no pecado são os piores cegos, porque só enxergam o que veem aqui externamente. Satanás é o ser mais desconhecido neste mundo, porque ele se mantem bem disfarçado. Como um deus, ele consegue fazer desta vida um verdadeiro sonho de felicidade e prazer. Ele sabe como usar o seu mundo e com ele abocanhar os homens em suas paixões. Ele tem suas leis bem manipuladas, de tal maneira que os homens possam sentir segurança em seus pecados.
        Mas o fato é que os homens pisam no nada aqui; que debaixo deles está o abismo profundo de miséria que lhes espera. A aparente segurança deles é arrancada, assim que a morte chega trazendo susto ou mesmo lhes arrancando desta vida. A qualquer instante a alegria deles é transformada em terror; a segurança é arrancada pelo rei dos terrores e o desespero chega sem que haja qualquer esperança. Somente o Senhor Jesus pode ouvir os clamores de uma alma aflita e atraída por Deus para a salvação eterna.

Nenhum comentário: