segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A INQUIETUDE DA ALMA LONGE DE DEUS (6)




“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus pés. Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 116:6-9).
O GOZO DA SALVAÇÃO: “...das lágrimas os meus olhos...”
        Posso assegurar que na salvação a alma recebe a alegria e o conforto da paz de Deus e essa verdade é profundamente confortante ao coração. Não há algo mais precioso para o homem arrependido do que saber que tudo está bem entre ele e Deus. Para registrar essa verdade em corações arrependidos, eis que temos a carta de Paulo aos Romanos. O sistema evangélico atual, entretanto tenta ocultar essas verdades, acerca da condição dos homens como injustos e inimigos de Deus, porque consideram tais temas desconfortantes para a multidão. Eles têm agora um novo sistema de “evangelismo”; eles sabem como introduzir pessoas nas igrejas de uma forma mais cativante e emocional. Mas não foi essa a experiência do Salmista, porque ele entendeu sua condição perante Deus, como um inimigo que foi perdoado e reconciliado perante o Senhor.
        Quando pecadores compreendem que estão perdidos; que suas vidas foram marcadas pelas suas impiedades e num viver de ofensas contra Deus, não há algo mais confortante do que saber que foram perdoados e aceitos como amigos de Deus. A mensagem da cruz tem esse propósito de trazer esse conforto aos corações arrependidos. Deus é o Deus que se comunica com pecadores assim; sua mensagem é de paz para as almas arrependidas e que de coração cheio de temor podem crer. Homens que jamais viram suas condições; que jamais compreenderam sua miséria e que estão marcados para o inferno, como poderão chorar? Os evangélicos modernos em sua maior parte desconhecem o significado de temor ao Senhor. O Salmista teve a experiência de saber que não mais era um errante e condenado; suas lágrimas foram enxugadas com a doce verdade que ele foi salvo para sempre.
        Quem pode esquecer a história do filho pródigo? (Lucas 15). Aquele moço que se distanciou do seu pai, só reconheceu sua miséria quando percebeu que nada mais tinha e que foi loucura de sua parte deixar a companhia do seu bondoso pai a fim de se aventurar no mundo e no pecado. Aquela história é a minha e a sua história, prezado leitor. O que a bíblia fala ao meu respeito? Ela assegura que um dia eu me desviei de Deus; ela afirma que a decisão de meus pais no Éden, foi a minha decisão; que não foi preciso que eu nascesse e crescesse a fim de abandonar a Deus. Eu fiz isso desde que fui concebido (Salmo 58:3). Os homens de hoje não sabem dessas coisas; os homens modernos pensam que tudo está bem e que Deus vem abençoá-los assim que eles começam a ter algumas atividades religiosas.
        Mas a verdade conforme as Escrituras é diametralmente diferente, porque o Deus da bíblia, não somente afirma a condenação dos homens e que seus caminhos são perigosos, como também ordena que homens e mulheres em todos os lugares se arrependam. Ele se aproxima de pessoas que o temem e que buscam sua palavra de todo coração. Não há um caminho mais fácil e mais curto para Deus, fora do caminho do arrependimento.

Nenhum comentário: