sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A INQUIETUDE DA ALMA LONGE DE DEUS (5)



                       
“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus pés. Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 116:6-9).
O GOZO DA SALVAÇÃO: “...das lágrimas os meus olhos...”
        Dou glórias ao Senhor porque vemos o quanto a salvação bíblica tem efeito na mente e nas emoções dos homens. Após uma longa noite de tristezas, choro e gemidos, eis que nasce uma manhã gloriosa da ressurreição. O Salmista expressou essa verdade do seu novo coração, quando em louvor a Deus pode dizer: “Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas os meus olhos...”. Quando a mensagem atinge apenas a mente e não também as emoções, eis que tudo é visto objetivamente e não também subjetivamente. Quando o homem crê de todo coração, certamente haverá júbilo. Foi assim com o Eunuco, porque depois de haver crido e sido batizado, eis que deixou Filipe e partiu para sua terra cheio de júbilo (Atos 8).
        Para o Salmista sua experiência foi maravilhosa, porque ele soube o que realmente significa o livramento da morte: “...da morte a minha alma...”. Para os homens a vida vai muito bem e a todo vapor, até que Deus venha lhe mostrar a triste condição na qual sua alma foi deixada. A realidade da vida fica encoberta quando tudo parece em condição agradável, que há prosperidade, saúde e esperança de longa vida aqui. Mas o Salmista está tratando do choro da sua alma, que é completamente diferente do choro meramente físico. Oh! Quanta preciosidade há no choro, quando isso acontece no coração! Milhares jamais conheceram a realidade desse choro para sua salvação. Os homens sabem do choro aqui quando os males vêm para tirar deles a alegria e o prazer. Mas o choro da alma vem quando homens são chamados a conhecer o Senhor. Muitos choram na alma quando isso ocorre tardiamente. O Senhor fala sobre isso em Provérbios 1, advertindo a muitos que agora correm do temor a Deus e buscam um viver insensato e desvairado neste mundo. Quando a morte chega e o enlaça, então de nada vai adiantar seu choro e angústia. O Senhor diz que muitos vão clamar, gritar, suplicar, mas não serão ouvidos e não receberão o socorro de um Deus que tanto lhe advertiu aqui.
        Eu mesmo já presenciei homens nessa condição, porque foram advertidos aqui, mas continuaram em seu viver atrevido, desafiando a Deus. Foi assim com Acabe e sua perversa mulher Jezabel. Ambos tiveram oportunidades maravilhosas para conhecer o Deus de Israel e assim abandonar a idolatria para servir a ele. Mas quando a morte chegou, ela os enlaçou e os matou, sem qualquer chance de arrependimento (1 Reis 22 e 2 Reis 9).
        Vejo hoje quantos milhares brincam com Deus. Alguns encontram escapes incríveis da parte do Senhor, mas logo que o desespero vai embora eles se lançam ao mar da corrupção, como um peixe que fora da agua, e que logo encontra o meio de voltar ao seu habitat. Mas com o Salmista, o que ocorreu foi diferente, porque seu choro na alma foi algo de Deus; seu clamor foi ouvido pelo Deus da salvação; sua súplica encontrou os ouvidos abertos do Salvador e assim ele foi salvo e as lágrimas deram lugar a alegria e ao gozo da salvação.

Nenhum comentário: