quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A INQUIETUDE DA ALMA LONGE DE DEUS (4)




“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus pés. Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 116:6-9).
                A INQUIETUDE DA ALMA NO HOMEM: “volta, ó minha alma...”
        No texto vemos como o Salmista mostra que a alma só encontra sossego e paz em Deus: “Volta, ó minha alma ao teu sossego...”. Sem a presença do Senhor a alma está sozinha, em completa solidão. Os homens jamais saberão acerca disso, a não ser que Deus mesmo mostre. Enquanto o Espírito Santo não desmancha toda atividade do diabo, do mundo e da carne, eis que as almas serão levadas e lesadas neste mundo. Satanás, o pai da mentira sabe bem como manter os homens entretidos, ocupados com os bens e com as atividades daqui. Sem a luz do evangelho eles jamais saberão que a situação é gravíssima e que estão aprisionados e amordaçados no pecado, sem que tenham poder neles mesmos para escaparem.
        É triste ver como andam os homens no pecado! Eles andam atarefados aqui; aqui constroem, trabalham e se esforçam sobremaneira para que seu viver seja confortável e próspero. Eles acreditam que encontrarão tudo o que precisam se apenas ganhar mais dinheiro. Milhares vivem iludidos; muitos pensam que se ficarem ricos tudo haverá de mudar na vida deles e que assim viverão felizes para sempre. Eles tentam tudo na sorte, jogando na loteria e até mesmo buscando “bênçãos” em suas superstições religiosas. E mesmo quando alcançam o que querem, logo descobrem que aquilo não preencheu a miserável situação vivida no íntimo. Em sua cegueira eles não percebem que poderes invisíveis estão lutando contra eles, mantendo-os escravizados nessa ilusão mundana, sem perceber que avançam passo a passo para a miséria eterna.
        A bíblia afirma que o mundo passa e tal verdade é revelada dia a dia. Mas os homens no pecado não conseguem ver essa verdade, nem no passado, nem no presente, nem tampouco veem o desespero no futuro. No passado eles não perscrutam a situação de milhões e milhões que aqui passaram e que se foram. Os homens no pecado não têm qualquer habilidade para investigar essas coisas. A história para eles não traz qualquer sentido de sabedoria e de temor. Eles não percebem que um dia entraram neste curso mundano e que logo vão deixa-lo, sem que possam levar qualquer coisa daqui. Os animais são mais sábios do que os homens no pecado, eles vivem para sobreviver, lutam para escapar da presença atroz da morte, enquanto os homens no pecado querem mais do que sobrevivência. Eles querem ser donos do mundo, anelam os tesouros e querem alcançar a felicidade num ambiente onde habitam o pecado, o diabo e a morte.
        Sob o engano do pecado, eis que homens e mulheres não percebem o fim lá adiante; nem sequer perscrutam o fato que deixarão este lugar onde peregrinam. Suas mentes e emoções jazem em completa escuridão; não há no pecado qualquer senso de sabedoria e de discernimento. O que vale para o homem iludido é que ele conseguiu alcançar aqui, porque acreditam que é nisso que está a felicidade. Mas o Senhor chega e pergunta: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens em depósito, para quem será?”

Nenhum comentário: