segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A INQUIETUDE DA ALMA LONGE DE DEUS (2)



                       
“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus pés. Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 116:6-9).
                A INQUIETUDE DA ALMA NO HOMEM: “volta, ó minha alma...”
        Minha esperança é que na introdução pude atrair a atenção dos meus leitores para este tema visto no Salmo 116 nos versos 6 a 9. Quando o estado da alma é visto conforme nos mostra o verso 6: “Volta, ó minha alma ao teu sossego...” é porque a falta da verdadeira paz é notável no homem. Na bíblia Deus sempre está mostrando que o maior problema do homem ímpio em seu ser é a falta de paz. Quando a alma está torta, então por fora seu viver sempre será tortuoso. É assim que vive o homem sem Deus neste mundo. Por fora ele pode dispor de casa, amigos, família, etc., mas a verdade que seu problema está na alma; lá dentro reina completa escuridão e solidão.
        A inquietude vem pela falta de paz que há lá dentro. Nós estamos acostumados a olhar a vida a vida aqui de forma externa, e é por essa razão que tantas vezes somos enganados. Mas Deus não vê assim. Deus rasga esse véu para mostrar o que está acontecendo lá dentro. O que o homem é e faz por fora é apenas reflexo daquilo que é realidade no coração. Sem a presença da glória de Deus no íntimo; sem a paz de Deus governando o viver na alma, eis que os homens vão buscar apoio aqui, nos homens e nas coisas externas. Eles criam uma divindade, mas na realidade esse ídolo é seu próprio braço que ele considera ser forte. Deus usou um profeta para chamar a atenção do rei Asa, porque no momento certo para confiar em Deus e achar a vitória contra os inimigos, ele confiou no homem e buscou ajuda e socorro de homens que odiavam a Deus (2 Crônicas (16).
        Além disso, a alma cercada da solidão devido a ausência da glória de Deus é também enfraquecida pelas paixões. A força do pecado no homem irrompe-se com fúria contra sua própria alma e desnorteando o curso normal de seu viver. Os homens no pecado não ganham forças enquanto ficam mais velhos; não alcançam caráter, vigor e vida piedosa. O pecado funciona na alma como um cupim que enfraquece a madeira. Assim, quando mais vai passando o tempo ele é vencido pelas paixões que tanto corromperam sua vida, desde a meninice até sua velhice. Sua experiência não lhe concede sabedoria; suas cãs não são sinônimas de força e determinação. A idade avançada não significa que a alma está perto de Deus. Pedro parecia por fora que tinha toda disposição para enfrentar os maiores perigos pelo seu Mestre. Mas quando chegou o momento aterrorizante, ao ver os inimigos prendendo o Senhor e os discípulos fugindo, eis que logo o estado da sua alma veio à tona.
        O salmista viveu assim, e quando foi alcançado pela graça salvadora, então sua fé pode ordenar que sua alma retornasse ao seu lugar certo: “Volta, ó minha alma ao teu sossego...”. Assim vemos o quanto a palavra de Deus estende sua mensagem de salvação aos pecadores, convidando a todos para que vão para o lugar certo, para a comida e agua da alma. O Senhor Jesus é a fonte da salvação; é para ele que a alma deve correr e achar esse lugar de sossego e descanso eterno. Como bem diz a mensagem de um antigo hino: “Ó, Jesus, achei descanso em teu terno coração!”

Nenhum comentário: