sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A INQUIETUDE DA ALMA LONGE DE DEUS (10 de 11)




“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus pés. Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 116:6-9).
A SABEDORIA NO VIVER: “Andarei na presença do Senhor na...”
        Estou findando essas mensagens e minha esperança que corações cheios de fome e sede pela verdade bíblica sejam achados e encorajados na graça de Deus. A suprema sabedoria no viver aqui está alojada no coração daquele que teme ao Senhor e anda com ele dia a dia. Depois de ver sua miséria e a loucura no pecado, eis que agora o Salmista tem um só propósito em seu viver doravante: “Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes”. É claro que essa firme determinação não vem das emoções carnais, porque logo ela aparece para mostrar o quanto nada pode fazer por Deus e para Deus. O homem salvo toma essa firme resolução em sua vida porque a graça registrou essa consagração no íntimo, e quando a graça faz isso, ela dá o poder que o homem precisa.
        O que aconteceu? Como pode o homem andar com Deus neste mundo? Ele por natureza não quer e até mesmo detesta isso. Mas o que realmente ocorreu foi que veio à sua consciência de que sua maior loucura foi andar sozinho neste mundo. Para os homens no pecado, a sabedoria verdadeira consiste em andar sem Deus, ter confiança em si mesmo e acreditar que tudo vai dar certo. O mundo admira os que eles consideram fortes e sábios. Mas o fato é que o Senhor mesmo afirma que tais pessoas são loucas, estultas, etc. Ele mesmo afirma que não admira a competência física do homem; ele tem prazer naqueles que o temem e que o buscam de todo coração. Quando a luz da verdade chega aos corações, eis que os homens são como que acordados e sobressaltados. Andar neste mundo sem o Deus da bíblia; sem se humilhar e depender dele para guiar, proteger e livrar dos terríveis perigos, significa que a pessoa é cega, surda e muda. Ela age infinitamente pior do que os animais, porque estes não têm consciência e agem por instinto. Deus não chama os animais de “loucos”, mas faz isso com os homens.
        Mas é exatamente assim que homens e mulheres vivem neste mundo. Eles confiam na nulidade de seus ídolos. A confiança deles está depositada em suas vaidades, acreditando que a “abençoada” sorte virá. O instinto natural dá aos homens a sensação de que tudo vai bem e não haverá colheita maldita, mas sim a bendita colheita de prosperidade e sucesso. O evangelho bíblico entra em cena, a fim de convidar os homens, chamando-os das trevas para a luz, da morte para a vida. Que doce voz de amor e compaixão de Deus aos pecadores! A porta dessa riquíssima compaixão de Deus ainda está escancarada. Ela não está entreaberta, mas sim aberta, expondo o coração maravilhoso de Deus aos homens.
        O que impede os homens de se converter de coração ao Senhor? Não é o infame orgulho? Não é aquela atitude de ódio contra o aquele que reina soberanamente no céu e na terra? Além de chamar os pecadores, ele cerca toda sua criação com as manifestações de sua sabedoria, a fim de livrar os homens do perigo eterno que lhes cerca.

Nenhum comentário: