terça-feira, 15 de agosto de 2017

SANTOS DESEJOS DE UMA ALMA ARREPENDIDA (11 de 11)




“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires do teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12).
SERVIÇO GLORIOSO (vs. 11).
        Como sempre, a palavra de Deus encerra seus ensinos com chave de ouro. Davi não estava à busca de paz consigo mesmo; não queria apagar temporariamente uma consciência que ardia, devido a gravidade do seu pecado; não queria um alívio momentâneo, a fim de reincidir o contrato com a iniquidade; não acenou a Deus, pedindo um mero perdão de pecado. Davi queria retornar a um viver diário com Deus. Ele estava certo que foi um servo que caiu, querendo tomar a posição da glória para si mesmo. Ele sabia que a razão de viver aqui era ter a alegria do Senhor no coração e a felicidade na alma em servi-lo pelo resto da vida. Por essa razão seu pedido foi mais longe: “...sustenta-me com um espírito voluntário”. Ele almejava estar livre do fardo do pecado, o qual impede que a pessoa sirva ao Senhor na liberdade espiritual. Ele sabia bem que sua função de rei era uma responsabilidade imensa, mas queria prestar serviço ao Senhor, fundamentado em alegria e prazer.  
        Também, Davi anelava ter um testemunho aqui, por isso deixou seu propósito bem esclarecido perante a face graciosa do seu Senhor: “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos...”. O alvo dele era brilhar no viver. Ele queria que a candeia de sua vida não fosse apagada, mas que brilhasse bem perante todos. Os pecadores que chegam ao Senhor em santa confissão, realmente querem glorificar a Cristo no viver. É impossível anelar o perdão e purificação, sem que esse desejo santo apareça na vida. Quando Deus salva homens e mulheres neste mundo, ele tem em vista a glória sua. Homens e mulheres transformados, revelando justiça na vida, sem dúvida é sinal da ação poderosa da graça na vida; significa que a vida que há em Cristo habita no homem aqui.
        Que saibamos que tudo à frente há de melhorar; que todos ao derredor hão de querer seguir o mesmo caminho. O mundo se agita quando uma luz do céu brilha no meio dessa escuridão. A conversão genuína dá uma verdadeira sacudida no reino de satanás e ele odeia isso. Muitos convertidos passam a ser perseguidos e odiados, justamente porque deixou as trevas para a luz; deixou o pecado para viver na justiça; deixou o caminho do inferno, a fim de andar rumo ao céu. Tudo isso revela o fato que a graça salvadora em Cristo traz refrigério à alma salva, mas por outro lado mexeu com as bestas feras invisíveis que controlam este sistema. A paz com Deus significa que guerra contra o diabo. A reconciliação com Deus significa que a alma se torna inimigo do mundo e que agora as perseguições engendradas pelo inimigo hão de revelar o quanto o mundo e o diabo odeiam os salvos.
        Finalizo mostrando agora o quanto a fé gera fé, a conversão gera conversões. Veja a conclusão de Davi: “...e os pecadores se converterão a ti” (verso 13). É exatamente isso o que acontece, quando Deus opera maravilhas. Davi estava consciente que fosse renovada sua comunhão com o Senhor, doravante seria ele uma bênção na sociedade; seu reino seria marcado pela presença de glória do Senhor; que pecadores veriam a seriedade do temor a Deus; que o pecado seria odiado aqui e que seguir ao Senhor, amá-lo e viver para a glória dele, tais coisas manifestam a glória de Deus e sua santidade no meio dos homens.
        Não é verdade que precisamos ver isso em nossos dias? Não temos vistos conversões genuínas de homens e mulheres; não temos visto homens deixando suas maldades, devido o temor do Senhor. Nossas orações devem ser intensificadas e nossas pregações devem perturbar este reino de mentiras. Que o Senhor estenda sua compaixão por nós e que derrame copiosamente sua bendita palavra no meio dos homens nestes dias tão maus.

Nenhum comentário: