segunda-feira, 14 de agosto de 2017

SANTOS DESEJOS DE UMA ALMA ARREPENDIDA (10 de 11)



              
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires do teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12).
DESEJO POR FELICIDADE: “...Restitui-me a alegria da tua salvação...”.
        O homem difere dos animais, porque estes querem sobreviver, por isso vivem à busca de alimentos. Mas no tocante aos homens eles buscam a felicidade. É claro que, nessa incessante busca estão batendo em portas erradas. Os homens no mundo inteiro são iludidos no íntimo, pois acham que a felicidade pode ser achada fora de Deus. Quando Adão foi criado, sua real alegria era Deus, era estar em sua presença e gozar de sua companhia maravilhosa e cheia de confiança. Agora com a entrada do pecado, eis que tudo mudou, pois tudo é considerado como fonte de felicidade nesta vida, mas Deus está fora.
        Como a situação ficou totalmente distorcida! Agora os homens, nessa busca vã percorrem o mesmo caminho que fazem os animais, porém, se tornaram piores, porque os animais não pensam, nem tem qualquer consciência, enquanto os homens, criados à imagem e semelhança de Deus agora marcham loucamente à busca de coisas que passam e que são sem qualquer valor. Quando eles pensam que acharam alegria, realmente estão apenas gritando em vão; estão de mãos dadas com a crueldade do diabo e com a tirania da morte. A felicidade deles parece que lhes dá segurança, conforto e liberdade, mas a própria criação se torna testemunha de uma festa de mentes e sentimentos vaidosos; que todos esses esforços resultarão em nada aqui. Encaremos as palavras ditas pelo próprio Deus em Jeremias 2:13: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de aguas vivas e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.
        Voltando para o texto do Salmo 51, podemos perceber o quanto Davi sentiu a desgraça de buscar felicidade fora do Senhor. Enquanto mantinha o pecado oculto, eis que achava que tudo estava indo às mil maravilhas, sem saber que o ódio de Deus contra suas maldades era como um fogo aceso, pronto para queimar e incendiar todo esse curso de maldades. Ele experimentou os resultados de ter se encrencado com o pecado, quando foi vendo a desgraça dentro de sua família. Quem causou tudo isso? Quem trouxe violência, estupros e mortes para dentro do palácio? Foi Deus? Foi Davi! Ele colheria o que havia plantado.
        Mas agora Davi toma o rumo certo; agora ele corre para alcançar o coração de Deus; agora ele sabe bem, que se não humilhar e chorar perante a face do Senhor, certamente estará perdido. Por isso ele chega em pranto, sentindo sua própria miséria, mas pede a Deus: “...Restitui-me a alegria da tua salvação...”. Noutras palavras ele está confessando que não há qualquer prazer, alegria e felicidade fora do Senhor. O pecado oferece prazeres instantâneos, e o que parece ser bônus, não passa de ser a morte chegando bem disfarçada e armada. Davi queria livrar de tudo aquilo; queria desfazer-se de todo esse farrapo que arruinou seu viver. Por esse fato ele foi ao lugar certo, à fonte de riquezas inesgotáveis, e ali ele fez sua petição, sabendo que seria ouvido.
        Meu amigo estou mostrando a você que o caminho percorrido pelo rei Davi em sua humilhação perante Deus, é o mesmo caminho que está aberto para todos os pecadores que se arrependem com sinceridade. O mesmo Deus de 3, 4 anos atrás é Deus de agora. Você foi buscar a felicidade no pecado, mas só achou desgraça, culpa, miséria. A fonte de perdão, purificação, justiça, real amor e segurança eterna, essa fonte está agora aberta a todos quantos anseiam essa salvação que há no Senhor Jesus. Ele convida pecadores para que cheguem a ele. Nunca houve um pecador que foi rejeitado quando buscou de todo coração. Ele nunca fechou a porta para os contritos e quebrantados. Então, é certo que para você o caminho está aberto agora.

Nenhum comentário: