terça-feira, 8 de agosto de 2017

SANTOS DESEJOS DE UMA ALMA ARREPENDIDA (6)




“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires do teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12).
DESEJO POR UMA NOVA VIDA (vs. 10)
        Nessa invocação ao Senhor, desejando um viver santo, eis que Davi também denuncia suas práticas iniquas. Ele percebeu o quão insensato e louco foi ao ser levado pela cobiça sexual e posteriormente pelo desejo assassino de ver um inocente sendo morto, a fim de que sua maldade ficasse encoberta. Davi não está sendo movido por remorso, mas sim porque viu o quanto se sujou, além de ofender a santidade de Deus. Ele mostrou em sua humilhação, sofrendo as consequências de seus atos no palácio e na família. Ele viu o quanto a iniquidade só traz prejuízo e funciona como nódoa na alma. Ele não queria mais aquilo; ele nem mais queria pensar naquilo. Seu desejo era ter um coração puro, renovado pela graça, a fim de poder humildemente adorar o Senhor e viver para sua glória.
        Para uma alma arrependida não há como tratar seu pecado de outra maneira. Se recusar a reconhecer o quanto foi horrível e odiável foi sua maldade praticada, certamente terá que tomar uma posição bem humilhante. Tentar manter-se de pé depois de uma queda é sinal claro de que está recebendo energia do diabo. Quanto mais o homem tramita-se com o mal, mais sujo fica sua mente e coração. E não há como tratar com essa condição sem uma confissão sincera, de coração e com disposição na alma em sofrer. Davi mostrou que queria a purificação do coração e um espírito reto. Noutras palavras, ele percebeu o quanto por dentro estava com intenção tortuosa.
        Muitos pensam que basta um pedido de perdão devido a consciência culpada, que assim tudo fica resolvido e nunca mais irá retornar à maldade praticada. Muitos pensam que num pedido de perdão Deus está satisfeito e que o mal foi embora, como um leite derramado na terra. Nossas maldades se escondem atrás da porta de nossas vidas e não demora que elas retornam para mostrar o quanto nossas intenções pervertidas estão prontas para entrar em ação. O pecado praticado não abandona a casa que tanto o recebeu; ele assenta-se ali e há de mostrar que é Senhor sobre nossos pensamentos e emoções. Por onde seu servo for, ele corre adiante para lhe saudar, como que dizendo: “Olá seu boboca, estou aqui novamente”. Não há igreja, atividades evangélicas, correntes de oração ou outros entretenimentos sadios, os quais possam vencer a força da iniquidade.
        O lugar certo é a presença de Deus em sua misericordiosa ação contra o mal. Davi foi e fez a petição certa perante Deus. Ele solicitou tudo de Deus: “Cria em mim, ó Deus...”. Ele estava como que dizendo: “A velha natureza está lá dentro, essa inimiga, covarde, cruel, assassina, corrompida está hospedada em meus pensamentos e emoções. Pela graça opera em mim um novo homem”. Ali estava uma alma completamente cheia de sincera confissão e de santos desejos. É esse o tipo de pessoa que tanto atrai a graça de Deus. Davi sabia que seu Deus não apenas perdoava tudo, como também era gracioso em transformar o coração sujo em novo coração.
        Findo esta página, mostrando aos pecadores que se arrependem de coração, que o Deus de Davi é o mesmo Deus dos pecadores que agora chegam a ele de todo coração. A falsa confissão e o falso arrependimento tendem a buscar o socorro dos homens e não de Deus. Querem um lugar aqui para tentar jogar seus erros e assim buscar ajuda dos homens. Mas a alma arrependida, conforme o arrependimento sincero, ela vê em Deus plena suficiência para tratar em perdoar e renovar tudo. O novo homem acha o novo coração e o novo caminho apenas em Deus, mediante o sangue do Senhor Jesus. Então, agora mesmo tem lugar para a alma contrita e quebrantada perante o misericordioso Senhor, o qual agora está perto de todos os que o invocam em verdade.

Nenhum comentário: