quarta-feira, 2 de agosto de 2017

SANTOS DESEJOS DE UMA ALMA ARREPENDIDA (2)



                       
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires do teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:10-12).
INTRODUÇÃO:
        Não completei a introdução, porque algo mais aparece nesse maravilhoso e gracioso Salmo 51. O propósito dele é mostrar aos homens que Deus é Deus dos contritos; que os crentes não são uma raça especial, elevada por Deus à posição de salvos, porque são pessoas diferentes. A queda de Davi nos mostra quem são os verdadeiros crentes neste mundo; que se não houver neles uma disposição de humildade e dependência da graça para o viver, certamente cairão e sofrerão amarguras devido a determinadas quedas. Por outro lado o texto está nos mostrando que Deus não muda em relação aos homens, quer crentes, quer não. O segredo para aproximar da graça está numa disposição sincera e humilde de confissão. Para o crente esse é o segredo de andar com Deus nesta vida. Com não crentes, esse é o segredo de achar a salvação eterna em Cristo Jesus.
3.     Os anelos eternos de Davi, conforme nos mostra o texto, também revelam que somente Deus pode transformar o homem num novo homem.
        Não há qualquer atalho para isso. No caminho para Deus não há como achar veredas à direita ou à esquerda, pois só há abismos de ambos os lados. Muitos buscam mudar seu modo de viver numa religião que mais adapta aos seus gostos. Alguns pensam que os costumes de uma igreja podem lhe ajudar a mudar o viver; outros acreditam que as vestimentas religiosas e a aparência de evangélicos hão de arrumar e endireitar a vida perante Deus. Mas quanto engano nesses corações. O homem é o mesmo, que dentro de uma religião ou quer fora, no mundo. O fato que você toma um tigre e faz com que a fera venha a se tornar mansa dentro da sua casa, não significa que deixou de ser um perigoso predador.
        O homem no pecado é assim, porque ele desconhece seu próprio coração. Não demora em que as circunstâncias venham mostrar o que ele é por dentro, assim como ocorreu com o rei Saul. No começo parecia aos olhos do povo que seria um homem espiritual e zeloso para dirigir a nação. Mas não demorou e logo descobriu que não passava de um perverso, rebelde, egoísta e assassino (1 Samuel 15).  Homens e mulheres, dependendo do ambiente e das circunstâncias, podem mostrar que são humildes, consagrados e emocionalmente dedicados a Deus, mas a verdade é que tudo está escondendo as façanhas de um coração perigoso e indomável. A contrição não é vista pelos homens; a humilhação verdadeira há de humilhar a carne e desprezar o ego, a fim de agradar somente e tão somente a Deus, como ocorreu com Davi.
4.     As petições feitas têm resposta imediata de Deus para qualquer pecador que se achega a Ele em busca de salvação.
        Neste Salmo nós aprendemos que a salvação é completa e segura salvação e todo real objetivo dos ensinos bíblicos é conscientizar os homens que Deus é achado em sua graça, quando eles de coração O buscam: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”. Quem era Davi? Um homem como qualquer outro; um filho de Adão, caído no pecado, que foi visitado pela misericórdia de Deus. Atrás de qualquer homem ou mulher tem a maldição da lei, a qual xinga constantemente de “maldito”. À frente tem o juízo que virá, porque o homem é tido como culpado perante Deus. É o orgulho que faz os homens fincar os pés neste mundo e andar como querem andar; é a soberba que lhe faz cego, surdo e mudo para com Deus.
        Como pode o homem escapar? O caminho é o mesmo que tomou o rei Davi. Ele se humilhou e foi para Deus. Ele não buscou mediadores entre os homens; ele não foi procurar um caminho fácil. Ele entrou em desespero, confissão e invocação do nome do Senhor, e ali achou graça em abundância.

Nenhum comentário: