quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PROMESSA DE SALVAÇÃO A TODOS (1)




“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13)
INTRODUÇÃO:      
        Em toda extensão das Escrituras a fé pode ver e ouvir a gloriosa voz do evangelho anunciando aos homens que Deus salva a todos. Desde a queda vemos que Deus arrancou o homem do jardim, mas imediatamente tomou a providência de levar-lhe a mensagem certa, por meio daquele animal morto, a fim de dar ao homem e sua esposa uma veste de pele, em lugar de folhas de figueira. Em seu juízo com o dilúvio, eis que o santo Deus poderia sim, com toda justiça varrer toda raça da face da terra, mas eis que sua graça prevaleceu e trouxe salvação a Noé e sua família. A história de Abraão e dos patriarcas revelam o quanto Deus estende sua rede de amor para puxar para si homens pecadores de qualquer lugar deste mundo.
        Foi assim também durante o tenebroso período de uma lei amaldiçoante, porque nessa escuridão de juízo eis que o Senhor não desprezou pecadores, dentro e fora de Israel. E agora? Será que as coisas mudaram em relação às promessas de Deus? Claro que não! O que vemos no capítulo 10 de Romanos é Paulo mostrando que Deus não desprezou seu povo e que desde os dias dos profetas a promessa foi de salvação: “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Foi essa verdade transmitida para Israel em relação aos homens de todas as nações.
        Não tem uma salvação especial para os judeus, nem outro sistema de salvação para os homens no mundo inteiro. Todas as vozes podem invocar! Deus é o Deus de Abraão, de homens na nação judaica, no Brasil, nos EUA, na Argentina, etc. O mundo inteiro, assim como Adão está expulso do Éden e condenados; a promessa dessa salvação não ficou concentrada num lugar só, para um povo seleto como os judeus. É essa a mensagem que Paulo traz a nós em Romanos 10, a fim de esmagar o orgulho religioso e sem fundamento dos judeus incrédulos.
        Outra observação que é digna de nossa atenção é que em Romanos 10 Paulo não está tratando de qualquer fé, mas sim da mesma fé exemplificada em Abraão. Noutras palavras, repito aqui o que diz o verso 17 do mesmo capítulo: “E assim, a fé vem pelo ouvir...”. Com isso quero afirmar que não é qualquer fé. A fé de Saulo de Tarso, mesmo firmada na lei de Moisés não servia para a salvação, nem para alcançar sua ressurreição dentre os mortos. A fé idólatra tenta por a confiança em Cristo e nos ídolos; a fé hipócrita, a qual confia em si própria, sem ter qualquer combustível para subir aos céus; a fé que busca nos homens e nos meios humanos a mediação, não passa de engano de corações arrogante e empedernidos contra Deus.
        Que lancemos fora todo sistema de credo vindo do homem e do mundo. Nada disso serve, porque mantem o homem com sua boca fechada perante Deus. A fé verdadeira é a única que depende da graça; que mostra ser humilde e que confessa o Deus da Bíblia. A fé verdadeira é aquela que revela a miséria do pecador, o qual corre em busca e socorro da provisão de Deus em Cristo, para sua salvação. Por essa razão o texto mostra que o segredo dessa fé que salva é que ela invoca o nome do Senhor.
        Grande e gloriosa promessa de salvação podemos ver nessa afirmação, e não esqueçamos que desde a lei o Senhor fez essa promessa a todos os pecadores (Joel 2). O cap. 10 de Romanos é a parte que se trata da fé verdadeira. Dessa fé emana a justiça que difere da justiça da lei e está estendida a todos, tanto gentios como judeus.
        No pecado os homens estão sob a prisão e escravidão do diabo e do mundo. Eles só podem abrir suas bocas e invocar seus ídolos; eles correm à busca dos homens tidos por eles como mediadores e mais espirituais. Mas a fé genuína se curva perante o único mediador entre Deus e os homens – Cristo Jesus, homem, a fim de invocar seu nome para ser salvo. Que essa mensagem venha despertar milhares, cujos corações anelam essa imensa e eterna salvação.

Nenhum comentário: