quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ADORAÇÃO E SALVAÇÃO (7)



                             
“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23)
O CAMINHO CERTO PARA A SALVAÇÃO: “...e ao que prepara o...”
        É impressionante a forma como a palavra de Deus nos mostra as verdades da salvação. Em toda sua extensão vemos como Deus pinta em palavras a veracidade da salvação aos pecadores. Na primeira parte vimos o que significa a vida cristã; vimos que cristianismo é firmado em vidas que foram salvas mediante o sacrifício sangrento de Cristo na cruz e como agora os salvos podem mostrar sacrifícios de ações de graças àquele que tanto lhes amou. Não fomos chamados para oferecer sacrifícios de sangue; não fomos chamados para comprar a salvação de nossas almas, mediante nossas atividades aqui, porque não temos em nós qualquer mérito para ser aceito por Deus, porquanto o único aceitável e agradável a Deus foi aquele realizado de uma vez por todas pelo seu Cordeiro amado – o Senhor Jesus.
        E o não salvo? Que tipo de sacrifício pode o pecador oferecer ao Senhor? Veja isso na parte final do verso em pauta: “...ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”. Será que Deus está mostrando salvação por obras? Será que existe aquilo que tanto os incrédulos falam: “Faça a tua parte que eu te ajudarei?” Será que os pecadores têm que dar sua “mãozinha” em ajudar Deus no tocante a salvação de suas almas? Claro que não! Deus jamais muda nem irá mudar sua salvação. O que foi no Velho Testamento, será também no Novo Testamento. A forma como ele acolheu os pecadores desde a queda, é e será a forma como ele está atuando em nossos dias.
        O que acontece em nossos dias é que milhares de pregadores querem facilitar a entrada de pecadores no reino de Deus. Hoje qualquer um que afirma que fez uma decisão de aceitar Jesus é tido como salvo. Veja bem, não estou dizendo que não há salvação na decisão de um pecador. Se algum homem ou mulher se converter de todo coração, crendo no salvador bendito, naquele momento ele é salvo. O que estou querendo dizer é que Deus não facilita o caminho para o acesso dos pecadores a ele. Não precisamos dar asas à alma arrependida; não precisamos forçar a saída da lagarta do casulo, senão estraga sua formação normal de uma borboleta. A fé vem ao perdido por obra do Espírito Santo, dando-lhe forças para vencer todos os obstáculos e assim achar o Salvador. Deus não tira os problemas que aparecem à frente, pelo contrário, ele põe mais obstáculos. Por quê? A caminha firmemente rumo ao encontro do Salvador. Nada estorvou o encontro de Zaqueu com Cristo ali naquele sicômoro; nada impediu que o Senhor se encontrasse com Saulo no caminho de Damasco (Atos 9).
        Mas a pergunta permanece. O que significa: “...e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”? Significa exatamente aquilo que falei acima. Significa que a fé vem ao encontro do Salvador de uma forma bem preparada. A fé, de certa forma, vem com “dinheiro” para comprar: “...vinde e comprai...” (Isaías 55:1). Podemos notar que ninguém vai ao Salvador sem um dinâmico propósito, sem um objetivo planejado. Noutras palavras, ele prepara seu caminho. A fé é ativa; a fé não toma atalhos, não é vencida ou derrotada. Notemos Raabe, aquela prostituto que aparece no capítulo 2 de Josué.
        O que aconteceu ali? Foi exatamente o que vemos no texto do Salmo 50:23). Notamos que quando os espias chegaram em Jericó ali estava uma mulher que tinha preparado bem seu caminho. Ela queria a salvação do Deus de Israel e para isso tomou toda a providência de antemão. Ela estava aguardando os jovens espias, a fim de mostrar o quanto era intenso seu desejo em conhecer o Deus de Israel e de pagar o preço para pertencer a esse Deus, aceitar seu caminho de salvação e participar da nação de Israel. Eis aí uma mulher que realmente preparou seu caminho.

Nenhum comentário: