terça-feira, 29 de agosto de 2017

ADORAÇÃO E SALVAÇÃO (10 de 10)





“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23)
O CAMINHO CERTO PARA A SALVAÇÃO: “...e ao que prepara o...”
        Não há dúvida que o homem que busca a salvação em Cristo há de preparar seu caminho. Quando vemos sinais de perigos à frente, logo preparamos nosso caminho, a fim de livrarmos desses perigos. Se a enfermidade nos alcançar, imediatamente tomamos a providência para buscarmos o socorro médico. Há diferença no tocante a Cristo? Claro que não! Os termos usados para definir a fé genuína evocam essa providência. Quando alguém chega a invocar algo é porque a situação está grave. O próprio arrependimento e conversão mostra que o passo foi dado para buscar essa salvação de Deus.
        Posso afirmar de forma categórica que ao “preparar o seu caminho”, eis que a pessoa fará isso de coração. Não há hipocrisia quando Deus é levado a sério e em temor. Quando o eunuco estava assentado em sua carruagem, lendo Isaías, realmente ele estava preparando seu caminho, a fim de ouvir a verdade, e assim de coração creu e foi batizado. O que quero afirmar aqui é que ao “preparar seu caminho”, o homem sincero não verá à frente qualquer endurecimento, barreira, rebelião nem obstinação contra Deus. A fé genuína alça voo em direção ao alto, a fim de encontrar com o Autor da salvação. A mensagem da cruz tem a função de conduzir as almas ao lugar certo, assim como o peregrino (do livro “o peregrino”) viu a cruz e foi até lá para buscar o perdão de Deus e a libertação dos seus pecados.
        Não há margem nas Escrituras para uma fé vazia, sem qualquer sinal de que há energia vinda da verdade. Não há lugar para uma fé que chega apenas à mente, para morrer ali, assim como fazem os besouros que circulam uma luz e sucumbem ali. A fé não peregrina atoa; não chega ao final da jornada para virar pó, assim como fazem os salmões. Ao preparar o caminho, eis que o pecador tem firme decisão da fé.
                                       FIRME DECISÃO PELA VERDADE.
        Ao preparar seu caminho, eis que a alma não se satisfaz, a não ser pela verdade. Não há como crer de coração misturando com a mentira. Não há como tolerar o caminho tortuoso. O caminho da fé não suporta qualquer escuridão, porquanto quer que a luz bíblica revele toda direção. Não existe preparo de caminho em relação às mentiras mundanas, pois suas aguas sujas estão por toda parte. O homem que busca a salvação de Deus já deu às costas a tudo o que era fácil e sem valor.
                FIRME DECISÃO EM CONHECER O AMOR DE DEUS
        Quando o pecador é despertado por Deus, eis que ele logo vê o quanto viveu na ilusão; que fora confinado nas trevas para servir ao pecado e ao mundo. Agora quer conhecer seu salvador, assim como o cego de nascença, que ao encontrar o Senhor, logo ali caiu aos seus pés para adorá-lo. Ele quer segurança, certeza, um guia certo e amigo fiel ao seu lado, porque quer caminhar seguro para o céu.
        Finalizo mostrando a segura e firme promessa do Senhor aos pecadores que pela fé preparam seu caminho: “...dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”. Que incrível promessa! A salvação de Deus é o próprio Senhor Jesus. Seu nome significa “Jeová salva”. Milhares hoje que usam o nome de evangélicos realmente desconhecem o significado bíblico de salvação. Aliás, nem querem conhecer a salvação, porque a mensagem que recebem só lhes prendem ao mundo. A salvação de Deus em Cristo é a “tão grande salvação”. O pecador logo descobre o que Cristo fez por ele; que desceu do céu, veio ao mundo, a fim de ser o substituto do réu culpado; que sua morte na cruz tinha a intenção de resgatar o miserável. O que prepara seu caminho não é iludido, não fica decepcionado. O Senhor marcou um encontro com ele para o salvar, para abraça-lo em seu eterno amor e assegurar-lhe sua salvação e sua sorte eterna em morar com ele no céu.

Nenhum comentário: