quarta-feira, 12 de julho de 2017

O AUTOR DA NOSSA FÉ (10 de 11)




“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
OS RESULTADOS JAMAIS VISTOS MOSTRAM QUE ELE É O AUTOR DA NOSSA FÉ.
        Acrescento que a fé vinda do Autor e Consumador da nossa fé é mostrada aqui no meio dos homens, porque há uma diferença nítida entre os que creem e os que não creem. Aqueles são chamados de “os que são salvos”, enquanto estes são chamados de “os que perecem”. Nosso Senhor fala em Mateus 7 sobre o dia do juízo, porque naquele grande dia milhares serão rejeitados, mesmo argumentando que mostraram que suas atividades aqui na terra provavam que eles tinham fé. Mas o fato é que nosso Senhor lhes dirá: “Nunca vos conheci”. Essa verdade vem nos mostrar o fato que a fé natural pode brilhar muito aqui nas atividades sensacionais e religiosas dos homens, mas, o fato é que ela difere da fé cristã. Neste momento milhares partem para o abismo, mesmo tendo confessado que criam em Deus. Tiago afirmou que os demônios creem e estremecem e isso nos ensina que a fé que muitos têm é apenas algo do homem e não de Deus, como os demônios mostram que têm.
        Ora, quem fez isso? Quem pode operar a fé salvadora no coração? Quem pode despertar o homem para que creia em Deus e no Filho para ser salvo? É claro que é o Espírito de Deus passando aos pecadores a mesma fé que vem do Senhor Jesus – o perfeito Homem que perfeitamente creu. Se a fé vem do pobre homem nascido no pecado, então não há razão de louvar a Deus, como farão os salvos lá no céu: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens e toda tribo, e língua, e povo e nação” (Apocalipse 5:9). Quem são os santos? São eles agora os participantes da imensa família de Deus. Todos eles creram igualmente e foram salvos.
        A fé natural une os homens no credo religioso deste mundo; a fé natural faz o homem apegado aos seus ídolos e superstições. Mas a fé que vem do Filho de Deus é poderosa e operante fé, porque por ela os santos foram feitos cidadãos dos céus e herdeiros de Deus. A fé natural é como um fio de barbante, pois quebra logo que aparece o fogo da provação, mas a fé quem vem do Senhor tem o poder para enfrentar todas as atrocidades desta vida, e nada, nem mesmo o fogo do inferno pode destruí-la. Ora, se nada de bom pode vir do homem no que tange às coisas terrenas, quanto mais pode vir dele bênçãos eternas. A fé que vem do Autor da nossa fé é claro sinal que a graça operou no coração, que Deus vivificou a alma e que ela foi despertada por Deus e para Deus; que agora humildemente contempla a cruz e o Salvador que foi entregue ali pelos nossos pecados.
        Finalmente, a fé verdadeira está declarando que o homem pode agora tomar o rumo impossível ao homem natural. Que agora ele pode andar com Deus, assim como Enoque andou, enquanto milhares preferiram se ajuntar e na ignorância aplaudir a chegada do juízo. A fé verdadeira não se associa à fé natural; elas não são irmãs, porque ambas caminham em direções opostas. Uma sobe, a outra desce. Noé constrói a arca para a salvação de sua família, enquanto os outros zombam e rejeitam a mensagem. Abel oferece sacrifício aceitável a Deus, enquanto Caim oferece sacrifício que zomba de Deus. A fé verdadeira faz o homem humilhado mirar o Senhor e Salvador, enquanto a fé natural mantém o homem na mira do mundo com seus sonhos e ambições. A fé natural declara que o pobre pecador ainda está morto, enquanto a fé verdadeira declara que alguém foi erguido dentre os mortos.

Nenhum comentário: