segunda-feira, 10 de julho de 2017

MORTOS ESQUADRINHANDO AS ESCRITURAS (10)




“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas quem testificam de mim” (João 5:39,40).
OS MORTOS ESTRANHOS À VIDA: “E não quereis vir a mim para terdes vida”.
        É óbvio o que nosso Senhor está afirmando a respeito daqueles judeus, porque eles passavam a vida religiosa acariciando as Escrituras, torcendo-as a fim de admitir que eles tinham a vida eterna. O fundamento deles era falso, porque torciam os documentos divinos e tentavam forçar a palavra de Deus, para que elas aprovassem suas teses tiradas de seus corações enganosos. Mas o fato é que não passavam de mortos espirituais, porque não foram vivificados na verdade; seus olhos eram carnais, por isso não viam a verdade estampada perante seus olhos, assim como os irmãos de José não o reconheceram quando foram comprar mantimentos no Egito.
        Então, seguindo as palavras do Senhor percebemos a condição daqueles homens e mulheres naqueles dias. Mesmo sendo altamente religiosos, eram espiritualmente cadáveres; tudo neles funcionava por fora, mas o coração não passava de um sepulcro cheio de imundícies. É exatamente isso o que ocorre com homens e mulheres que estão no pecado. A situação deles não mudou com o passar dos anos, assim como não há mudança num cadáver, a não ser para torna-lo ainda mais putrefato com o passar dos dias. Outro detalhe é que não há qualquer possibilidade de empurrar a verdade para os mortos. Nosso Senhor chegou a eles com toda bondade e com toda prova de suas obras que declaravam que ele vinha de Deus.
        Então, segue-se como perfeita lógica o que nosso Senhor fala àqueles homens: “...e não quereis vir a mim para terdes vida”. Ora, diante de um morto alguém pode chorar, clamar, gritar, suplicar, mas é tudo vão, porque é óbvio que a condição de morto declara que aquela pessoa não está mais ali, por isso nada nele funciona. Os homens no pecado estão igualmente na mesma condição, por isso que a frase do Senhor aplica-se a todos que não foram vivificados pelo Espírito Santo. A bíblia é um livro cuja linguagem é clara, simples e que leva a compreensão da verdade a todos os homens. Deus não fala por enigma, porque a verdade que os homens precisam saber está perante suas mentes e emoções: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores...” (1 Timóteo 1:15).
        Toda Escritura do Velho Testamento mostra essas maravilhas da grande redenção por meio de símbolos, tipos, hinos e profecias. O Filho de Deus abre sua boca e fala constantemente acerca de sua vinda, de sua humilhação e morte de Cruz; a lei de Deus proclama em alto e bom som que sua vinda era necessária. Então, não entender essas coisas é sinal de que algo gravíssimo ocorreu com a pessoa. Deus nunca lançou sua revelação nas trevas, tornando-a impossível de ser compreendida. Se os homens não podem entender a verdade exposta por Deus, não é culpa dele, mas sim do homem. Ninguém dos judeus podia culpar Deus; ninguém neste encontrará motivo em Deus para culpa-lo de não mostrar a verdade. Os homens devem queixar-se de seus pecados, porque por nossa culpa é que somos o que somos.
        Devemos saber que o pecado não trouxe meros defeitos físicos aos homens; o pecado não é uma mera sujeira que pode ser removida com as habilidades religiosas dos homens. O pecado trouxe a morte! O pecado matou o homem no coração! Mesmo que por fora tudo parece funcionar bem, mas a verdade é que por dentro está morto e não há qualquer esperança para a raça caída. Nosso Senhor deixou claro para os judeus: “...e não quereis vir a mim para terdes vida”. Ali perante eles estava o Autor da vida eterna, mas a morte paralisou tudo neles, de tal maneira que nada funcionava para Deus. A vontade deles estava extinta, sua mente em trevas, suas emoções sob o controle do diabo e toda disposição era somente e tão somente para o mal.

Nenhum comentário: