terça-feira, 25 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (8)




“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
AS RAZÕES DA ADORAÇÃO A DEUS (vs. 4-6)
        A nossa adoração ao Senhor deve se aprofundar, a fim de que venhamos a conhecer nosso Deus melhor e adorá-lo com mais fervor e temor. Adoração a Deus sem que o conheçamos conforme sua revelação bíblica pode levar a erros gravíssimos, por causa da nossa profunda ignorância, e certamente seremos culpados disso. A falta da mensagem da cruz, do arrependimento e consequentemente do temor ao Senhor tem trazido ruína aos cultos, de tal maneira que pastores têm procurado meios mundanos para encher os cultos com fervor carnal.
        O que devemos fazer? A solução é que apelemos para a verdadeira fé, a fé bíblica, porque são os que creem que se apoderam da verdade e que avançam no conhecimento do Deus que se revelou a nós em sua palavra. O pecado encobre o conhecimento de Deus; o pecado que anula a visão correta da glória de Deus. Os santos devem avançar no conhecimento prático do Senhor, porque quanto mais crescermos nisso, certamente daremos a ele o culto certo, racional e bíblico. Se não formos humildes em aprender dele e viver para a glória dele, certamente tramitaremos em trocar a glória dele por nossa glória. Que venhamos a ter extremo cuidado com isso, porque Deus zela e vela pela sua glória; seu nome está infinitamente acima de nossos pobres e levianos interesses.
        Também, a vaidade deste mundo ignora a glória de Deus e o Deus de toda glória. O mundo está fora da bíblia; o mundo desconhece a revelação, por isso o mundo não pode participar da adoração a Deus, mesmo que venha com todos os seus instrumentos e inteligência, nada disso terá qualquer valor ou aceitação perante o Senhor. O mundo é cego, inútil e completamente endurecido, e o que oferece é tudo dirigido aos seus ídolos. Somente e tão somente os crentes podem não somente adorar a Deus, como também aprofundar essa adoração. Quando nossos olhos começam a perceber as lições bíblicas acerca de Deus; quando somos envolvidos com o fato das maravilhas da salvação que brotou no coração de Deus desde a eternidade e que se agiganta para o futuro infinito à nossa frente, eis que tudo isso deve ser transformado em cânticos de alegria e de uma fervorosa adoração. Por essa razão nossos cultos devem estar cheios de todo nosso ser e força para dar nosso melhor por aquele que nos amou e há de nos amar para sempre.
        Se nosso viver anterior consistia em adorar nas coisas vãs deste mundo, não devemos agora estar motivados em santo temor para oferecer a Deus nosso ser? Os crentes de Tessalônica, quando passaram a conhecer o Deus vivo que lhes amou tanto, eis que eles deixaram os ídolos, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1:10). Os crentes devem lançar fora toda preguiça, toda timidez, todos os interesses mundanos, a fim de oferecer o melhor para o Senhor em adoração. Todo nosso coração, mente, emoção e corpo, tudo entregue no altar, a fim de que todo nosso ser proclame sua glória, sua salvação, sua santidade, seu imenso amor, etc. Em nossos cultos, os verdadeiros cânticos devem se associar a mensagem que há de ser pregada. O Senhor está presente com seu povo, por isso todos nós devemos estar ali, dando nosso ser àquele que veio nos buscar e nos salvar do castigo eterno.





Nenhum comentário: