segunda-feira, 17 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (2)



                      
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
ADORAÇÃO AO SENHOR EM FORMA DE CÂNTICOS (vs.1,2).
        O primeiro verso mostra uma ordem aos homens no mundo inteiro, para que todos cantem ao Senhor um cântico novo. Não há dúvida que é uma mensagem profética, anunciando o que o evangelho da graça faria alcançando as nações no mundo, conforme a aliança de Deus com Abraão (Gênesis 12). Na lei esses cânticos eram ouvidos pelos levitas no templo, ou por judeus crentes, como Davi que não era levita, mas era um exímio cantor. Não há prova maior do poder transformador do evangelho do que a manifestação da alegria da salvação através de lábios que agora cantam ao Senhor. Tem uma senhora em nossa igreja que mostrou esse transbordamento de alegria em sua vida. Sua salvação ocorreu quando um dia ela levantou de madrugada e pediu ao Senhor que lhe enchesse o coração da paz salvadora. Imediatamente o Senhor lhe concedeu o que ela havia pedido. No outro dia um novo cântico brotou em seus lábios, com os hinos que ela ouvia sendo cantado na igreja, antes de sua salvação.
        Não podemos esquecer que quando estávamos no pecado sempre cantávamos aquilo que tinha em nossos corações iludidos pelo pecado; sempre cantávamos expressando nossas emoções naquilo que nada tinha de valor; sempre cantávamos de forma vã, adorando nossos ídolos, unindo-nos ao mundo com suas mentiras. O mundo é um verdadeiro espetáculo de músicas inúteis e até mesmo sujas e profanas. Por onde vamos ouvimos as músicas cantadas pelos ímpios. Ao entrarmos num supermercado eis ali as canções que agradam os ouvidos incircuncisos de homens e mulheres. A entrada do pecado é mostrada pelo que satanás faz aqui e por aquilo que o mundo tanto gosta em suas canções carregadas de mentiras.
        Mas tudo isso muda quando Deus transforma os corações pelo poder da graça salvadora. Eu sei que ultimamente satanás tem procurado manchar o verdadeiro cântico e adoração a Deus, pois tem procurado unir o que é santo com aquilo que é profano no meio do povo de Deus. O mundo não tolera a verdadeira música de louvor ao Senhor, porque desconhece a beleza de Cristo o Salvador e Senhor. Por essa razão os profanos não têm qualquer simpatia por cânticos que anunciam a salvação que há em Cristo. Se eles entram nas igrejas, certamente vão trabalhar para mudar isso, como está ocorrendo em nossos dias de forma paulatina.
        É importante que saibamos que o verdadeiro cântico ao Senhor não parte de um livro de música, mas sim de um coração regenerado. Um coração sábio há de buscar adorar a Deus com aquilo que estiver de acordo com a mensagem certa. A verdadeira música é uma mensagem cantada e suas verdades enchem o ambiente da presença santa e salvadora do Senhor. Quando os cânticos não passam de meras letras vazias para fabricar emoções vazias, eis que o ambiente será vazio da presença do Senhor, presença que traz temor a todos. Nossas músicas devem expressar a história da graça no viver, como vemos santos de Deus mostrando em suas músicas que sentimentos estavam firmados na Rocha da salvação e não em shows. As experiências nossas devem estar transbordando da glória salvadora e da suficiência de Cristo em nosso viver.

Nenhum comentário: