sexta-feira, 28 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (11)



                      
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
CONVIDADOS A CONHECER SUA PRESENÇA.
        Não há como adorar a Deus sem que tenha conhecimento no íntimo de sua glória e majestade. Na conversão o Espírito de Deus leva esses fatos ao coração do coração purificado, da alma regenerada, a fim de despertar o temor ao Senhor. Um evangelho que chega aos homens de forma superficial há de despertar uma fé superficial e não haverá no coração o temor que é devido a Deus. Sem a real salvação bíblica, certamente a boca estará fechada, a mente habitará em trevas, os sentimentos estarão induzidos pela mentira e o mundo será seu espetáculo.
        Veremos agora como a adoração a Deus, quando é feita no coração, nos leva ainda a estar mais perto do conhecimento do Senhor: “...força e formosura no seu santuário”. O que significam essas palavras? Na verdadeira adoração a Deus o soberbo é mantido distante dali, porque não pode suportar a glória que pertence a Deus. No pecado os homens veem força e formosura em suas vidas; eles acham graça neles mesmos; eles acreditam em sua capacidade próprio em criar seu sistema de adoração. É por isso que vemos essa invasão da música profana e mundana no meio do povo crente em nossos dias. Quando homens e mulheres são quebrantados e levados a Cristo para o perdão e purificação de seus pecados, eis que eles logo percebem que a força é Deus; quando o fraco é realmente enfraquecido, então Deus se apodera dele para erguê-lo à salvação. Em Isaías o Senhor convida os homens, para que eles se apoderem da sua força: “Ou que os homens se apoderem da minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo” (27:30).
        Quando homens conhecem o Deus da salvação, eis que o evangelho vem esmagar todo orgulho do velho homem. Enquanto o velho Adão não for sacrificado, eis que Saulo de Tarso se achará competente e forte para perseguir Jesus e sua igreja. Enquanto o homem se achar valente, disposto e religiosamente capaz, certamente ele não deixarão suas paixões, conforto mundano, pensamentos vãos e seus próprios caminhos, a fim de receber o Senhor e Salvador Jesus e andar em seus caminhos: “Deixe o perverso o seu caminho, o iniquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. O anseio por ver o povão enchendo nossos lugares de cultos tem afetado demasiadamente a pregação bíblica. Por essa razão satanás empurra milhares de mundanos e carnais para dentro da igreja, levando consigo seus ídolos, os quais estão gravados nas paredes de seus corações (Jeremias 17:1).
        Onde o Senhor está presente, certamente há liberdade. Mas a liberdade bíblica não é sinônima da libertinagem escravizadora deste mundo. Na presença do Senhor a liberdade se manifesta em corações que temem a Ele, e quando homens não salvos chegam, eis que eles hão de cair por terra, declarando que Deus está ali presente. Liberdade santa indica que o lugar é santo; amor verdadeiro brota em ambiente onde há santidade. Nossa alegria vem do brilho do calvário; a mensagem da cruz é doce como mel para corações arrependidos, mas é amarga aos anseios perniciosos dos que amam o pecado e odeiam ao Senhor.

Nenhum comentário: