quarta-feira, 12 de julho de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (1)



                             
“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo” (1 João 3:7)
INTRODUÇÃO:
        É impossível abrir a primeira carta de João sem perceber nela como Deus trata com sua família, seu povo salvo. Suas lições são encantadoras, edificantes e as doutrinas brilham nela como diamantes trabalhados pela maravilhosa graça. Não é uma carta apreciada pelo homem natural, porque em nada ela vai encantar o coração marcado pelo engano do pecado. Deus aparece ali em seu santuário e logo no capítulo 1 o cenário é deslumbrante, mostrando que somente corações confessos e humilhados podem chegar ali e achar o sangue purificador (1:7) e buscar na confissão o perdão e purificação da parte daquele que é Fiel e Justo (1:9).
        Não vou dar uma exposição da carta inteira, mas trazer apenas as lições do verso 7 do terceiro capítulo. Meu objetivo é mostrar que há tremenda diferença entre o salvo e o não salvo, se quisermos ver o homem à luz do que está escrito. O mundo moderno tem oferecido não somente um evangelho diferente e bem aceitável aos corações mundanos, como também feito com que milhares pareçam até mesmo melhores do que muitos genuínos crentes. Ora, isso tende a abalar muitos corações sinceramente santificados pela graça. Por essa razão necessita da verdade revelada, mostrada ao povo de Deus como o Senhor quer que vejamos. Creio que o verso acima nos mostra como há uma nítida diferença entre o melhor homem do homem, o mais religioso e o mais admirado, quando comparado com o mais simples crente. Por que João traz este assunto à baila? Na realidade começa mesmo no cap. 2 a partir do verso 18:
1.          O espírito do anticristo constitui o maior perigo jamais enfrentado pela igreja. Desde o começo da igreja satanás sempre se ocupou em enviar ao mundo a mensagem religiosa e mentira; sempre se ocupou em enviar elementos parecidos com servos de Deus, a fim de iludir o povo de Deus. Por essa razão João admoesta os crentes usando termos como: “cuidado”, “Acautelai-vos”, etc.
2.          Tem em vista negar a Cristo reduzindo-o ao nível meramente humano, carnal e social. Satanás é um sedutor, enganador, que visa enganar o povo de Deus, e ele faz isso se apresentando como anjo de luz; ele faz isso tentando mostrar que Cristo é como qualquer homem e que ele é um dos milhares mediadores entre Deus e o homem. Vemos isso em nossos dias, quando pastores e falsos mestres são venerados e buscados como seres extraordinários e cheio de poderes.
3.          Negar o Pai, porque ao negar o Filho há de negar aquele que enviou o Filho ao mundo. As doutrinas bíblicas mostram a unidade que há entre as pessoas da divindade. Nosso Senhor declara que quem crê nele, crê também naquele que o enviou. Mas satanás procura dividir o que é eternamente unido e isso enche a igreja de confusão.
4.          Dá ao mundo um sentimento de que Jesus veio para todos e que todos são aceitos por Ele. Essa é a principal atividade do pai da mentira em suas articulações religiosas neste mundo. Ele faz com que todos passem a crer que são filhos de Deus. É exatamente isso o que mais vemos como resultados de um falso evangelho propagado, enchendo os corações dos homens de uma falsa paz, enquanto eles vivem em seus pecados. O mistério da iniquidade está operando a todo vapor.
5.          Daí a necessidade da doutrina que revela o amor de Deus pelo seu povo e que esse povo dá fruto de santidade. João enfatiza isso em sua carta, mostrando o quanto a salvação mediante a justiça de Cristo há de operar um viver justo e santo. Não há outra forma de viver que mostra a real diferença entre os justos e os ímpios. Por essa razão convido meus leitores ao exame dessas maravilhosas lições para nossa edificação e viver na graça.

Nenhum comentário: