terça-feira, 27 de junho de 2017

MORTOS ESQUADRINHANDO AS ESCRITURAS (2)




“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas quem testificam de mim” (João 5:39,40).
QUANDO MORTOS ESQUADRINHAM A BÍBLIA: “Examinais as Escrituras...”
        Não esqueçamos que Jesus era judeu e que vivia no meio desse povo; nosso Senhor, sendo Deus sabia perfeitamente que aquele povo tinha as Escrituras e que conheciam bem as Escrituras; todo sábado eles iam com seus filhos às sinagogas, Jesus mesmo frequentou a sinagoga. Mas nosso Senhor sabia que aquele povo não passava de um povo morto, que vivia em seus pecados e que tinha o diabo como pai deles, assim como qualquer pessoa de outras nações. Não havia qualquer diferença entre os judeus e os povos de outras nações. No coração eles eram tão corrompidos e idólatras, odiavam a Deus e eram mentirosos. Nosso Senhor deixa essa verdade clara para eles no capítulo 8 e por isso eles tinham um ódio intenso contra o Senhor, assim como nutriram essas emoções assassinas contra os profetas no Velho Testamento. No cap. 5 ele está tratando do fato que ele veio ao mundo para dar vida, e se veio para isso é porque os homens estão mortos. Se eu pudesse fazer alguma coisa por aqueles que estão sepultados no bom pastor seria chegar lá para dar vida e não levar flores.
        Seguindo essas verdades, eis que chegou o momento para que usemos o texto, a fim de mostrar como mortos espirituais no mundo inteiro costumam esquadrinhar as Escrituras, tendo em vista sustentar seus intentos religiosos, bem como atacar a verdade revelada. Em nossos dias a palavra de Deus tem sido intensamente usada para essas finalidades e outras do tipo. Não devemos pensar que os homens no pecado não interessam pelas Escrituras. É fato que milhões e milhares neste mundo nem sequer tocam no livro de Deus; muitos partiram desta vida sem que tivessem antes ouvido sequer um verso da bíblia. Outros possuem bíblias, mas a utilizam como instrumentos supersticiosos, assim como usam incensos, altares e outras coisas. Muitos colocam a bíblia em lugares (segundo eles) estratégicos, pois acreditam que dá sorte, ou que mesmo espanta demônios e traz bênçãos. Milhares, especialmente falsos mestres tomam a bíblia e a examinam para usar como meio de negócios, para fazer da bíblia um meio de enriquecimento financeiro. Eles percebem o quanto o povo é levado por superstições e crendices.
        Sem o conhecimento de Deus e do temor que lhe é devido, eis que os homens tomam decisões absurdas, seguindo a crença de que Deus vai lhes abençoar em tudo, desde que eles tenham fé. Tenho ouvido de muitos que têm vendido até mesmo seus bens, entregando o dinheiro nas mãos desses espertalhões “evangélicos”, acreditando que assim eles serão abençoados. Muitos utilizam as Escrituras, a fim de buscar textos que corroborem suas crenças perigosas e até mesmo argumentos contra Deus. Seguindo seus raciocínios muitos lutam para atacar a palavra de Deus, declarando que ela é mentirosa e que é cheia de contradições. Mortos espirituais tomam a bíblia, a fim de sentir bem; ela serve para sentir amparo e segurança; ela serve para um sentimento de espiritualidade, de fervor e de que está agradando a Deus.
        Mas, quanto aos judeus, nosso Senhor afirma que eles examinavam o livro santo, acreditando que tinham a vida eterna. O fundamento deles era sem qualquer base; a casa espiritual deles estava rachando toda, porque o fundamento não era a verdade; não estavam firmados na Rocha, assim como Abraão e outros santos do passado. Por fora parecia que eles eram crentes sinceros, que amavam a Deus e que queriam aprender da verdade. Mas quando foram confrontados, eis que mostraram por seus atos que não passavam de arrogantes, cheios de sofismas e egoístas; por várias vezes tentaram matar o Senhor, somente porque sempre lhes mostrou a verdade, conforme as Escrituras transmitiam.
        Que essas lições venham encher nossos corações de temor, a fim de que saibamos o quanto a natureza corrompida tenta se valer do que é santo, a fim de esconder suas maldades, tentando escapar de Deus.

Nenhum comentário: