quinta-feira, 4 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (9)

“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
QUEM DEUS ESCOLHEU (    versos 27 e 28)
        As desprezadas. Muitos veem a salvação e o cristianismo como uma fonte de benção e de felicidade terrena. Mas o que acontece é justamente o contrário, porque sentirão imediato desprezo da parte de um mundo incrédulo e rebelde contra Deus. Nosso Senhor trata disso em toda Escritura. No famoso Sermão do Monte ele afirma que os salvos são perseguidos, odiados por causa dele. Os evangélicos de hoje são feitos do material que o mundo mesmo prepara, por isso que eles são aceitáveis aqui e falam a linguagem “evangélica” que o mundo gosta de falar e de ouvir.
        Porém, Paulo mostra que os eleitos de Deus são pessoas desprezadas. Isso significa que o mundo não dirá: “Bem vindos” para essas pessoas. Os crentes passam pelo “vale da sombra da morte” aqui, por isso que muitos sofrem e tem chegam até mesmo sofrer afrontas de parentes e amigos. Pedro diz em sua primeira carta para que não fiquemos assustados diante dessas experiências desagradáveis. Nosso Senhor também afirma que os crentes, especialmente os profetas do Velho Testamento enfrentaram esse desprezo, tudo porque falavam e andavam na verdade. Quem não estiver disposto a trilhar o caminho santo, seguindo ao Senhor como ovelha dele, não vai demorar a pegar sua “mala” e voltar para o lugar que ama o mundo.  Quem não estiver disposto a sofrer, ficar só e ser abandonado até mesmo por falsos crentes por causa da verdade, certamente não seguirá pelo caminho estreito rumo ao céu. Este mundo está sendo bem trabalhado, a fim de que milhares tenham um ambiente religioso, onde possam sentir bem adaptados ali. Significa que agora essas pessoas não serão bem-vindas, amadas e aceitas. Que elas serão perseguidas e odiadas, por causa do amor a Cristo.
        O povo de Deus precisa saber que o mundo é festa, alegria, divertimento e prazeres. Não estou dizendo que elas em si são erradas, porque não é verdade. Os crentes têm seus momentos de festa e outras atividades do gênero. As motivações deste mundo estão erradas, porque têm em vista promover felicidade sem a glória de Deus e elas também escondem a realidade do coração, bem como o perigo que espera os homens lá adiante. Na conversão os santos passam a ter motivações corretas. Eles veem o mundo na visão bíblica, por essa razão há uma imediata separação. É por causa disso que aparece o desprezo. Muitos logo ouvem da parte dos ímpios: “ele quer ser mais espiritual!”; “Agora é crente!” etc. O mundo tem diversas formas que usam em palavras e atitudes, mostrando o desprezo aos crentes.
        Outro detalhe é que o mundo ama o mundo; eles se ajuntam e dão as mãos, porque há unidade em todo tipo de mentiras. O crente não associa a isso, porque seus pensamentos são espirituais e eternos e todas as obras do crente serão esquecidas e abandonadas. Elas só vão aparecer no tempo certo, quando Deus utilizá-las para sua glória, como foi o caso de José no Egito. Mas a lição que sobressai é que os santos são amados por Deus e jamais serão desprezados para sempre.

Nenhum comentário: