segunda-feira, 1 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (6)

“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
QUEM DEUS ESCOLHEU (    versos 27 e 28).
        As coisas loucas. Veja o que o evangelho faz, porque ao lidar com os pecadores Deus opera de tal maneira que o mundo há de considera-los como loucos. O fato é que o mundo não tem palavras para conceber a salvação que emana da cruz. Para mundo a mensagem da cruz é loucura, sendo assim um crente em Cristo não passa de um louco. Os mundanos não podem aceitar o fato que alguém agora é diferente, que não caminha mais com eles nessa estrada larga e charmosa que leva à perdição. Eles não conseguem entender como é que alguém passe a odiar este sistema tão atraente e tão cheio de paixões. É por essa razão que o ambiente mundano passa a acionar tudo contra os crentes sinceros.
        Mas, o objetivo de Deus é usar essas “coisas loucas” para envergonhar os sábios. Vemos isso na terrível experiência vivida por Estêvão. Aquele homem cheio do Espírito estava sozinho perante uma enorme plateia de líderes religiosos, os quais se consideravam expertos em teologia, mas que não passavam de homens pervertidos, encobrindo suas maldades numa religião aparentemente bíblica e conservadora. Mas quando Estêvão abriu sua boca e passou a defender a fé usando como argumentos apenas a história de Israel conforme o Velho Testamento, eles simplesmente foram silenciados diante da verdade, passando a agir com violenta disposição assassina (Atos 7). Então, naquele instante Deus mostrou como ele usa as coisas loucas, a fim de envergonhas as sábias, levando aqueles “sábios” à irracional disposição de matar um homem inocente e justo.
        Paulo diante de Félix e o rei Agripa mostrou o que Deus faz utilizando as “coisas loucas” para envergonhar as sábias. Para Félix a melhor solução foi fugir, a fim de não ouvir mais as verdades que cutucavam sua consciência culpada. O rei Agripa foi silenciado diante do estampido testemunho da conversão de Paulo. Quando Deus ordenou a pregação do evangelho ele usou quem para isso? Os sábios deste mundo? Não! Foram aqueles simples discípulos, outrora pescadores que andaram com o Senhor. A mensagem deles tapou a boca dos eruditos e foi com ela que Deus operou maravilhas, atraindo multidão à salvação eterna. A história também mostra o quanto Deus usou essas “coisas loucas” na história do Velho Testamento, pois homens e mulheres de fé silenciaram reis, fecharam as bocas de leões, apagaram a força das chamas e outras atividades que mostraram o quanto Deus opera maravilhas neste mundo, usando seus servos, aparentemente débeis, frágeis e sofridos.
        É o que ele ainda faz em nossos dias, quando santos seus andam em santidade. Deus prometeu fechar a boca tirana dos fortes e valentes deste mundo, usando a simplicidade daqueles que neste mundo andam com ele. Quando o mundo começa a desdenhar, eis que surge o momento de Deus mostrar que os habitantes do céu são seus instrumentos que mostram o quanto o mundo está desgovernado; que seu fundamento é feito de barro; que tudo vacila e é destruído pelo tempo e pelo poder da morte. Glórias ao Senhor!

Nenhum comentário: