segunda-feira, 15 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (16 de 16)




“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
OS VALORES DOS ELEITOS (versos 30 e 31)
        Estou ciente de minhas tremendas limitações e elas são vistas no fato que só pude mostrar essa verdade em apenas dezesseis páginas. Mas, o que importa é saber que o povo de Deus, que ama a palavra da verdade esteja sendo edificado e o meu Senhor glorificado. O propósito principal do evangelho e da salvação do povo escolhido é a glória de Deus. Sem essa finalidade tudo é reduzido ao fracasso e revelado ser mentiras e ciladas armadas no caminho. Até mesmos os ensinos que envolvem a eleição, o chamado irresistível, a segurança e a glória eterna, serão apenas flores que enfeitarão caixões de defuntos espirituais, se não houver temor e humilhação da parte dos homens.
        Quero tomar o último verso desse capítulo, porque certamente aparece para dinamizar e fazer brilhar a verdade dita acima: “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”. Isso vem nos mostrar o quanto o evangelho nos leva à humilhação; o quanto os salvos estão conscientes de sua miséria, fracasso e inutilidade, se não fosse a atuação misericordiosa da graça de Deus em suas vidas. Todos nós estamos cientes do quanto a nossa natureza carnal, arrogante e egoísta quer beliscar um pouco da glória de Deus para si. Então, digo que até mesmo esses santos ensinos só terão validade em nosso viver a glória humana for extinta de forma completa na vida daqueles que afirmam serem salvos. Quem são os eleitos? Eles são a demonstração dos atos soberanos de Deus na redenção. Eles sabem bem o quanto poder da carne foi destruído; que eles foram reduzidos ao nada e que toda soberba caiu por terra, assim como ocorreu com Jericó, assim que eles foram achados pela graça salvadora.
        O resultado da salvação é que os eleitos vivem e cantam a história da redenção. Há uma glória neles, mas é santa e não parte da teimosa arrogância da natureza carnal. Eles se gloriam na história da cruz; eles não se gloriam na fé que tiveram, nem tampouco na suposta iniciativa deles de aceitar Jesus. Eles sabem que foram achados por Deus e que não fosse isso até hoje estariam correndo do Senhor, ou mesmo já teriam caído no abismo de terror eterno. Os eleitos não se gloriam neles mesmos, mas sim no Senhor: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”. Por isso os eleitos transbordam da graça de Deus, sentem a felicidade por terem sido abençoados com bênçãos eternais (Efésios 1:3). Os eleitos já foram humilhados um dia, quando viram o terror da lei lançando sobre eles suas maldições, por essa razão eles não fogem quando a mensagem do evangelho vem como espada afiada furar seu ser. Não há lugar para demonstrar que eles são alguma coisa, porque sabem que são os zeros à esquerda e que são algo agora porque foram ligados a Cristo.
        Por esse fato os eleitos demonstram a derrota do diabo, porque satanás jamais poderá anular o que foi feito na graça por eles. Eles demonstram a derrota do mundo, porque o mundo sabe que perdeu alguém e que a presença deles aqui ameaça suas mentiras e manipulações. Eles também demonstram a falácia do inferno, porque estão livres eternamente do sofrimento eterno, porque Cristo veio e fechou a porta do abismo, para que eles, e agora a redenção afirma que são eles habitantes do céu e participantes da glória eterna com Cristo!

Nenhum comentário: