quinta-feira, 11 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (14)




“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
OS VALORES DOS ELEITOS (versos 30 e 31)
        O texto mostra as bênçãos eternas que revestem o povo eleito, devido à posição deles em Cristo. Já vimos que a sabedoria de Cristo está em cada um dos salvos. Agora veremos que também a justiça de Cristo é a justiça dos salvos. Para mim esse tema é destaque em todo ensino da salvação bíblica. O mundo quer encher tudo com sua própria justiça; o mundo sua justiça como tinta, a fim de pintar superficialmente todas as coisas e assim ocultar suas maldades e idolatrias, mas tudo isso perante Deus é visto como algo detestável e nojento. O mundo odeia tremendamente a justiça que emana de Cristo, porque ela tem estrutura de santidade, de poder e de juízo. A justiça do mundo treme ante a perfeição da justiça de Cristo, porque não pode suportar a glória que advém dela e assim o mundo é pego em seu fracasso, por tentar ocultar o que não pode ficar escondido aos olhos de Deus.
        Mas o que acontece é que os salvos foram purificados de toda imundície; foram lavados de toda corrupção do pecado e foram revestidos da justiça. Na linguagem bíblica o mundo está completamente despido perante Deus, enquanto os crentes estão revestidos de Cristo. Por essa razão o mundo odeia tanto os crentes, porque eles falam com firme convicção que foram salvos, libertados, purificados e remidos mediante o trabalho do grande salvador. Ora, o mundo tem intenso ódio dessa verdade, por isso passa a perseguir os salvos, vendo-os como importunos, miseráveis e estraga prazeres. Os fariseus odiavam Jesus porque este simplesmente rasgava tudo e mostrava todos os interesses pervertidos de seus corações, utilizando a religião como um instrumento que acobertava suas maldades.
        Voltemos aos crentes, porque eles são diferentes; eles se apoiam não em si e essa atitude de verdadeira humildade perante Deus mostra que há uma base sólida na qual eles estão firmados. Eles não somente estão firmados em Cristo, como também podem andar em justiça. Essa verdade é algo realmente incrível e assustador para a mentalidade deste mundo. O mundo tenta ocultar suas perversidades, mas não consegue, por isso vai de mal a pior, de desgraça a desgraça, de mentiras à outras mentiras ainda piores. Enquanto isso eis que os crentes passam a viver diferente, pois agora podem trilhar caminhos retos com maior prazer. É Deus mostrando seus atos graciosos nas vidas transformadas de homens e mulheres. Aquele que roubava, mentia, xingava, era infiel e praticava outras coisas odiadas e odiáveis, passam agora viver de forma que agrada a Deus. 
Mas, os santos fazem isso no poder de Deus; eles não tentam ser bondosos, amáveis, gentis, educados e simpáticos, porque o mundo pode fazer isso com sucesso. Os santos querem viver e andar na justiça, porque é na justiça que os frutos aparecem. O que eles fazem é buscar refúgio, forças e poder em seu salvador. O triunfo da cruz não sai da memória dos santos, por isso eles não se gloriam na religião nem em feitos religiosos, mas sim naquele que se entregou por eles, a fim de livrá-los da miséria do pecado onde estavam.  Eis aí os eleitos de Deus; eis aí o povo salvo! Quem pode explicar tudo isso? Quem pode perscrutar esse povo e falar desse povo senão as Escrituras? Eis aí o povo justo, que entrará no céu mediante a justiça daquele que é o perfeito Justo – Jesus.

Nenhum comentário: