quarta-feira, 10 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (13)




“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
OS VALORES DOS ELEITOS (versos 30 e 31)
        Vemos como o verso 30 dinamiza os valores do povo eleito, porque eles se tornaram propriedade do Senhor: “Mas, vós sois dele em Cristo Jesus...”. Também o texto vai além para mostrar a posição tão bendita e elevada dos salvos, porquanto na salvação eles passaram eles passaram a ser em Cristo sabedoria: “...o qual se nos tornou, da parte de Deus sabedoria...”. Veja que mudança ocorreu nesse ambiente onde a graça operou em corações visitados pela tão grande salvação.
O que significa ser em Cristo sabedoria? Não podemos esquecer que o mundo vê sabedoria do ponto de vista do sucesso financeiro, cultural, político e social. Mas Deus toma tudo isso e lança no lixo, como sendo tudo sem qualquer valor. Também o mundo considera os crentes como “coisas loucas”, sem qualquer valor. Mas a verdade é que a sabedoria vista por Deus é diametralmente oposta à sabedoria conhecida por este sistema liderado pela mente arrogante e vaidosa do diabo. A primeira lição que emerge dessa verdade é que viver em sabedoria, segundo os princípios de Deus é andar em temor. Vemos essa lição dinamizada em todo livro de Provérbios, fazendo contraste com a sabedoria tão aplaudida pelos homens deste mundo em Eclesiastes. Em Provérbios o escritor inspirado afirma que a sabedoria verdadeira é melhor que os tesouros considerados de excelentes valores aqui, como a prata, o ouro, o diamante e outros da espécie.
        Ora, isso é de inestimável valor para nós os crentes, porque a marca mais preciosa em nosso viver é que o temor ao Senhor e é exatamente isso que faz a diferença. É andando no temor do Senhor que as coisas desta vida têm seu devido lugar no viver. José tornou-se poderoso no Egito, mas foi o temor do Senhor que o fez tão útil ao mundo e aos seus irmãos. Os santos não jogam foram aquilo que o mundo enxerga como sabedoria. O que acontece é que o temor do Senhor torna-se a locomotiva que  puxa essas coisas no trilho certo do viver. Sem o temor do Senhor o mundo se torna um lugar de extremo perigo, porque os homens querem tomar para si os poderes terrenos, a fim de massacrar os mais fracos. Por essa razão o mundo é o que é. Sem a presença dos verdadeiros sábios, o mundo é um espetáculo de miséria. Basta ler superficialmente o livro de Jó para vermos o quanto ele era sábio, causando inveja aos que se consideram aos que se consideravam mais sábios. O cap. 31 mostra o que Jó entendia ser sabedoria; ali ele expõe o viver que todos os homens deveriam ambicionar ter aqui, como sendo o maior e mais ambicionado tesouro.
        Queremos ver sabedoria aqui? Queremos ver o modo como Deus enxerga os verdadeiros valores? Paremos de olhar o mundo, de desejar ser o que o mundo ambiciona. Olhemos os verdadeiros crentes, porque eles são as joias preciosas que o mundo tanto despreza. O salmista diz que para ele os santos que há na terra são os notáveis. Sendo assim necessário é que trilhemos o caminho pelo qual andaram milhares de homens santos aqui na terra; que estejamos com eles aqui; que eles sejam nossa companhia e que andemos no mesmo caminho e que estejamos juntos no cantar, no falar, no adorar, no orar e na comunhão. Trilhar o caminho do temor é realmente andar no caminho da perfeição.

Nenhum comentário: