terça-feira, 9 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (12)


“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
OS VALORES DOS ELEITOS (versos 30 e 31)
        Após ter mostrado o estado tão terrível em que os eleitos foram achados, eis que agora precisamos ver como a própria graça eleva os eleitos em maravilhosa e gloriosa posição. O mundo os discriminou e está aborrecido com eles; eles já morreram para o mundo e jamais serão novamente participantes desse sistema de escravidão e de mentiras. Olhando os eleitos do ponto de vista do pecado, eis que a misericórdia resume tudo declarando que eles nada são. A lei declarou que eles eram malditos e a ira de Deus pairava sobre suas cabeças. Eles mesmos sabem que nada mereciam senão a condenação eterna; eles não abrem suas bocas para proclamar vanglórias, mas sim para exaltar o Deus que usou de compaixão em favor deles.
        Mas a graça não parou ali, porque o povo salvo não recebeu uma mera porção de comida para matar a fome; não são tratados como mendigos que carecem do favor de Deus aqui. Agora é o momento de olharmos não mais para o mundo, nem ouvir o que o mundo pensa a respeito deles. O pai do filho pródigo não levou-lhe comida e roupa para deixa-lo onde estava, pelo contrário, ele foi recebido no lar e foi tratado com todo amor e honras de um filho amado. Sendo assim é necessário que examinemos o que vem a seguir na passagem de 1 Coríntios, a fim de que vejamos as honras com as quais Deus revestiu seu povo salvo e que essas honras estão infinitamente acima de qualquer honras, prestígios, riquezas e poderes deste mundo.
        A primeira lição é vista logo no início do verso 30: “Mas vós sois dele em Cristo Jesus...”. Os salvos são propriedade do Senhor. Creio que essa verdade deve encher nossos corações de santa alegria. A igreja de Corinto estava dando tanto valor àquilo que o mundo proclamava ser de valor. Mas agora eis que Paulo mostra que aqueles irmãos que ali estavam eram propriedade comprada por Deus; era individualmente habitação do Espírito Santo. Pedro fala acerca disso em sua primeira no cap. 2 verso 9, ao declarar que os crentes eram “propriedade exclusiva de Deus”. Era isso o que Paulo queria enfatizar, a fim de quebrar o espírito de arrogância que tomou a mente e os sentimentos dos líderes da igreja de Corinto. Cristo veio ao mundo, se entregou a si mesmo, a fim de comprar um povo para si. Ainda em Efésios ele afirma que Cristo amou esse povo e trata como esposa dele.

        Seguindo esse raciocínio bíblico, que venhamos a encher de amor e de respeito pelo povo de Deus na face da terra, mesmo aqueles que parecem ser simples e sem qualquer valor. O Senhor amou igualmente seus santos e afirma que eles formam a propriedade dele, protegida por ele e guardada somente para si, assim como nós cuidamos de algo que compramos por um alto valor. Essa propriedade divina foi tirada do mundo, chamada para fora deste mundo e libertada da tirania do diabo e da escravidão do pecado. Essa verdade deve fazer com que lembremos que todos os crentes têm uma mentalidade santa e que todos aprendem da graça. Cuidemos com o orgulho, porque um coração soberbo quer pensar e agir diferente em relação a igreja do Senhor. Quando isso acontece eis que o mundo entra e satanás procura fazer sua festa de confusão. Que o Senhor nos livre dessa investida satânica em nosso meio.

Nenhum comentário: