segunda-feira, 8 de maio de 2017

DESCOBRINDO OS ELEITOS DE DEUS (11)


“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:26-30)
QUEM DEUS ESCOLHEU (    versos 27 e 28)
        Quem são os eleitos? Realmente eles são aqueles que agora compreendem por experiência própria que nada são à luz da glória de Deus. O mundo vê os eleitos como pessoas imprestáveis, sem valor, cujas obras são inúteis. Mas o fato é que o mundo não sabe que os verdadeiros crentes pensam assim a respeito deles, mas diante de Deus. Os santos não se aviltam perante o mundo, mas sim perante o Deus de toda glória e é nessa humilhação que eles são erguidos por Deus. Notemos então que Deus age assim, fazendo muitos descer na humilhação, a fim de erguê-los na graça e fazendo muitos subir os degraus da soberba, a fim de derrubá-los do alto posto da soberba à miséria eterna.
        Mas, qual é o alvo da salvação? Qual é o principal propósito de Deus quanto a eleição? A resposta aparece claramente no verso 29: “A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. Na salvação dos perdidos eis que desaparecem raça, cor, posição, cultura, posição social, etc. Todos os crentes são tratados igualmente por Deus; todos são humilhados, a fim de que conheçam a graça que lhes exaltou em Cristo. Foi isso o que Paulo quis mostrar à igreja de Corinto e é essa verdade que nós precisamos saber. Onde o homem é exaltado, a glória de Deus não está presente ali; onde os homens recebem louvores de uma forma ou de outra, eis é certo que tudo ali é abominação para Deus. Na salvação o mundo deve saber que os homens realmente nada são e que eles nada têm, a fim de oferecer a Deus. No pecado cada ser humano gosta e quer ser exaltado, mas a verdade é que na misericórdia os homens são achados por Deus na miséria e assim confessam de coração que “grande é o Senhor!”.
        Antes de passar para o próximo assunto, deixe-me dizer o quanto Paulo expressou essa verdade em Gálatas 6:14: “Mas longe esteja de mim o gloriar senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo...”. Ali estava um homem que tinha tudo o que um homem religioso poderia usar para sua vanglória. Ele poderia ter tirado sua camisa e mostrado a todos os açoites recebidos; poderia falar das perseguições sofridas por amor a Cristo. Mas tudo isso ficou oculto, porque sua glória estava no fato que Cristo se entregou na cruz por ele. Essa sublime verdade é desdenhada pelo mundo religioso, porque nada há nessa mensagem que venha atrair a atenção popular. A mensagem da cruz é loucura porque não agrada nem aos gregos nem aos troianos deste sistema entregue nas mãos do maligno.

        Encerro esta página agora, a fim de mostrar o quanto é essa verdade que precisamos pregar em nossos dias. O que chamam de evangélico em nossos dias, realmente é uma caricatura do cristianismo bíblico. Como achar os eleitos hoje? É claro que eles estão por todos os lugares, mas estão encobertos pela euforia do espírito arrogante desta época. Os eleitos são marcados pelo temor ao Senhor e pelo amor obediente à palavra. O evangelho de hoje tem suscitado um espírito de rebelião no meio dos chamados crentes. Não temos seguidores de Cristo, mas temos sim aquele que declaram que são crentes, que vão para o céu, mas que aqui fogem do compromisso de seguir ao Senhor.

Nenhum comentário: