segunda-feira, 1 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS EM VERDADE (3)

                                    Salmo 96:1-6
ADORAÇÃO AO SENHOR EM FORMA DE CÂNTICOS (vs.1,2).
        Esse Salmo dá início mostrando o que os salvos no mundo inteiro fazem, adorando a Deus em forma de cântico: “Cantai ao Senhor um cântico novo...”. Convém que falemos com clareza a respeito disso, porquanto todos os crentes no mundo inteiro adoram e devem adorar a Deus com verdadeiros cânticos e com hinos espirituais, conforme Paulo ordena aos crentes em Efésios. No Velho Testamento esse serviço sacerdotal era feito pelos levitas e mais tarde Davi instituiu essa atividade no Templo de Salomão com os levitas filhos de Coré (1 Crônicas 15).
        Agora no Novo Testamento, visto que todos os crentes formam uma nação de sacerdotes (1 Pedro 2:9), eis que dos lábios dos santos há de brotar esse “cântico novo”. O que aprendemos nesse impressionante Salmo é que homens e mulheres salvos cantando louvores ao Senhor é uma forma de anunciar a todos a grande e maravilhosa salvação de Deus às nações. O verdadeiro cântico saindo dos lábios purificados pela graça, certamente há manifestar a todos que corações foram transformados; que homens e mulheres têm agora seus pensamentos e sentimentos modificados para Deus, porque os corações foram purificados e que agora servem a Deus. Se quisermos realmente saber o que ocorreu na vida de homens e mulheres, vejamos o que sai de seus lábios em forma de cântico, porque a canção não é somente uma mera melodia, é sim um poema que sai do coração, extravasando exteriormente uma devoção a alguém que ama, conforme nos mostra o início do Salmo 45. Se não há uma nova canção no coração é porque não há real e genuíno amor no coração. Um homem ou mulher normalmente expressa seu amor a seu amado em forma de música.
        Então o Salmo 96 inicia ordenando aos crentes em todos os lugares deste mundo: “Cantai ao Senhor”. Quando Deus dá ordem na graça, juntamente com a ordem vem o poder. Deus nunca, jamais dará ordem sem que a pessoa não possa realmente fazer aquilo que lhe fora ordenado. Outro detalhe é que tudo na vida cristã é feito pela obediente fé. Significa que eu posso sim, pelo ato de uma fé inteligente, bíblica, dar a Deus os louvores que só ele pode receber, porque é digno. A fé não atua sob a impulsão da carne, a fé opera numa atmosfera que foi envolvida pela verdade revelada. A fé bíblica atua tomando posse de todo ser e dominando a mente e as emoções, para que fiquem sob o domínio da verdade bíblica. Isso significa que não cantamos por meramente cantar, arrastados pela corrente das emoções momentâneas. Adoramos a Deus em “espírito e em verdade” (João 4:24).
        Ouçamos a canção do mundo, porque ele fala das emoções, do amor de um homem pela mulher, ou da mulher por um homem. As canções deste mundo são carregadas de mentiras, porque eles cantam declarando fidelidade, amor, devoção e fidelidade, mas o modo de viver nega isso. No caso dos crentes, nossas canções não estão estribadas em nosso amor e fidelidade a Deus, mas sim no fato que fomos amados de verdade por ele. A nossa adoração está firmada em fatos; está sustentada no amor que foi demonstrado na cruz e que por isso somos guiados dia a dia no poder desse Deus que leva seu povo ao céu. Então, é certo que os santos de Deus estão envolvidos em emoções, mas emoções caracterizadas pela verdade revelada, assim nossas músicas são verdadeiras e não mentirosas; elas têm como base o firme fundamento da fé na história de amor: “Cristo amou a igreja e se entregou por ela”. É firmado nesse amor que os santos se reúnem e num só coração erguem suas vozes para declarar a glória do daquele que um dia veio e provou seu amor por nós perdidos pecadores:
                “Aleluia! Aleluia” Quem triunfa é só Jesus”

       

 

Nenhum comentário: