quarta-feira, 24 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS COM TRIBUTOS (8)




“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao Senhor nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras” (Salmo 96:7-9)
ADORAÇÃO PROFUNDA: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome”.
        Já pudemos falar superficialmente sobre a importância da família na adoração a Deus quando há liderança piedosa no lar. Mas o texto dá mais intensidade nessa adoração, nos levando à profundidade dessas verdades. Quando é que realmente estamos tributando a Deus? É verdade que é a oferta em si? Será que aquele que é dono da prata e do ouro tem interesse pela quantia de dinheiro ou de outros bens, como se ele precisasse de mais? Claro que não! A lição preciosamente prática que tanto nos ajudará está na oferta dada pela viúva. Nosso Senhor observava todos os que chegavam ao gazofilácio onde depositavam suas ofertas. É claro que muitos chegavam com muito dinheiro, mas o que o Senhor considerou foi a atitude daquela pobre senhora que deu tudo o que tinha, pois o fez de coração.
        Tendo essa verdade em mente quero prosseguir em explicar o que o texto nos diz, porque é enfatizado ali o tributo: “...a glória devida ao seu nome”. Adoramos sim com tributos mostrando isso pela força da fé genuína. O comando do viver cristão deve estar na direção da fé cristã, caso contrário será evidente obra da carne. Ao adorar a Deus, eis que os santos devem lembrar que precisa destruir o poder da carne, caso contrário não haverá a glória que é devida somente ao nome do Senhor. Isso quer dizer que ao aproximarmos do Senhor em adoração, em qualquer lugar e em quaisquer circunstâncias, necessário é que todo nosso ser deve estar envolvido nisso, todo nosso coração, todo nosso pensamento e emoções devem estar em sintonia com o Senhor da glória. Ao achegarmos a ele devemos lembrar que somos dele, que dele recebemos a imensidão dessa salvação em Cristo; que dele também vem toda nossa provisão para o dia a dia, todo conforto, cura, saúde, bens, etc. O cerco da nova era tende a atrofiar nossa fé e nos levar nesse espírito de orgulho e de independência, como acontece em nossos dias.
        Também, a fé deve vencer, destruindo o poder do mundo. Este sistema satânico não tem parte no culto ao Senhor, por isso devemos lutar para varrer de nossas vidas todo pensamento profano e toda imundície da carne, a fim de oferecer tributos ao Senhor com pureza e santidade em nossos corações. Carregar o mundo conosco, nos pensamentos e nas emoções é sinal de fracasso espiritual no viver. Tenho visto muitos sem qualquer avanço espiritual no viver porque simplesmente estão abraçando o mundo, dando tudo de si por aquilo que satanás oferece. Quando isso ocorre há uma tendência de forçar uma adoração apenas emotiva, sem qualquer vínculo com a verdade que nos foi revelada. Satanás nos leva a pensar que os sentimentos por si só têm aceitação perante Deus. Mas é tudo engano, porque a fé só prevalece com a palavra. As emoções não podem ocupar o lugar da fé sensata e bíblica, caso contrário satanás chega para ministrar seus enganos aos corações. Na adoração ao Senhor não há lugar para os ídolos nem pensamentos e felicidade que o mundo oferece. O lugar do Senhor é o santuário, por isso, tudo o que envolve nossas vidas deve ser santo.
        Que nosso Senhor nos envolva com sua misericórdia, a fim de que venhamos a entender humildemente essas verdades tão práticas no viver cristão.

Nenhum comentário: