terça-feira, 23 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS COM TRIBUTOS (6)





“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao Senhor nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras” (Salmo 96:7-9)
UM CONVITE ÀS FAMÍLIAS DOS POVOS.
         O evangelho produz famílias abençoadas e cheias de temor ao Senhor. O evangelho é o único poder capaz de reverter a situação caótica que vemos ao nosso derredor, porque satanás tem se levantado para destruir as famílias. O evangelho é a provisão de Deus para reunir os pais e os filhos, formando lares verdadeiros. O evangelho transforma homens perversos em elementos piedosos, com liderança firmada no verdadeiro amor bíblico, amor que traz consigo os elementos de justiça e santidade. Quando homens temem a Deus, então eles conseguem guiar sua família no temor ao Senhor e mostra isso dando a Deus glória e força. Lares onde há o temor do Senhor não há lugar para preguiça espiritual; não há margem para desculpas e mentiras camufladas, porque a presença do Senhor elimina essas maldades e corrupções de corações endurecidos contra Deus.
         Voltando ao texto vemos que há uma ordem: “Tributai...”. Deus não está pedindo nenhum favor, ele está ordenando que famílias, no mundo inteiro caiam perante sua autoridade, sua glória, seu poder e sua misericórdia. Quando Deus dá suas ordens na graça, eis que a ordem traz consigo o poder. A promessa no Velho Testamento é que Deus transformaria homens e mulheres no mundo inteiro; é que seu Espírito seria derramado, conforme a mensagem de Joel; é que o Senhor seria adorado, não somente em Israel, mas sim por pecadores salvos em todas as nações, conforme a promessa feita a Abraão (Gênesis 12). Ora, os homens no pecado não querem nem podem fazer isso. As famílias em todas as nações seguem a lei do pecado e querem, por isso adoram seus ídolos e avançam contra os costumes santos e justos. Mas estamos lidando aqui com a palavra da graça, com os atos compassivos de Deus em salvar perdidos e arrancá-los das obras do diabo. Quando homens são salvos todo seu ser é mudado, seu coração imundo é purificado, sua mente é iluminada na verdade e suas emoções e decisões são colocadas sob o controle do Espírito Santo.
Na salvação eis que homens e mulheres passam a entender que Deus operou soberanamente em suas vidas, que satanás foi expulso e Cristo passou a ser pastor e Senhor em seus corações. Eles entendem que foram alcançados por misericórdia e que tudo é dele e deve ser oferecido a ele em santa contrição. Na salvação genuína, é claro, há luta contra o mal, contra a natureza carnal e mundo que habita em nossa carne mortal. Mas isso não é desculpa para viver no pecado. Nunca os verdadeiros crentes ousam manipular Deus. Hoje vemos como homens e mulheres que afirmam serem crentes e salvos brincam com Deus e fogem da liderança e senhorio dele. Muitas são as mulheres que desprezam o fato que Deus lhes concedeu a posição de submissão ao maridos, por isso tomam a frente deles, a fim de fazer o que bem querem. Homens também sabem como aproveitar da situação e não assumem a liderança amorosa no lar, a fim de conduzir esposas e filhos no temor do Senhor. Por essa razão vemos como hoje até mesmo famílias cristãs colaboram arduamente para a destruição da família e da causa do evangelho. Minha esperança é que o Salmo 96 traga um despertamento a milhares e que haja um recomeço, cheio da compaixão de Deus em nossos dias!

Nenhum comentário: