sexta-feira, 19 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS COM TRIBUTOS (4)




“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao Senhor nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras” (Salmo 96:7-9)
UM CONVITE ÀS FAMÍLIAS DOS POVOS.
        O que realmente significa “Glória e força”? Não há dúvida que é o resultado de piedade no viver. A piedade de um coração regenerado é a mais poderosa força que a graça de Deus opera e que se manifesta no viver de um homem. Vida piedosa é o viver do coração e não da mera aparência. As heresias normalmente operam na aparência, enquanto a verdade opera no coração. As aparências religiosas vão passar, logo serão descobertas como hipocrisias e não têm capacidade para subsistir ante as ondas do mal que açoitam este mundo. A piedade, entretanto é o homem regenerado e inabalável no coração, habilitado por Deus para andar, pensar, sentir e viver no poder de Deus e sustentado pela palavra de Deus. Assim, quando os pais são piedosos, seus lares consequentemente serão piedosos e aptos para oferecer culto verdadeiro a Deus e assim entra o verdadeiro significado de “glória e força”.
        Vamos examinar o que significa “glória”, conforme o texto; o que realmente é dar a Deus glória. Não significa que Deus precisa de mais glória do que ele tem. Quer dizer que estarei passando para Deus aquilo que já lhe pertence. Visto que nada sou, que nada mereço, que sou o que sou por obra misericordiosa dele, então compreendo que a ele pertence toda glória; que não há lugar para pensar em mim, em louvores e grandezas pessoais. Para fazer isso precisa ser piedoso, caso contrário a tendência da carne com sua força é viver em torno de si e dinamizar o viver em torno dos meus interesses. Sendo assim, jamais tributarei glórias ao meu Senhor.
Quando os homens não são piedosos, serão egoístas e manifestarão esse estilo de vida especialmente no lar, porque não terão qualquer interesse pela glória de Deus, pelos ensinamentos do Senhor nem pelos cultos. É triste ver isso em nossos dias, porque faltam homens e mulheres dispostos a honrar o Senhor em suas famílias. A bíblia em suas casas é abandonada, porque a importância é dada aos filmes, festas e outros divertimentos mundanos. A glória de Deus não está presente ali, mas sim a vanglória da carne e do mundo. Falta hoje a liderança de homens piedosos, interessados em ver a glória de Deus em suas famílias, ver seus filhos cheios do temor ao Senhor e caminhar com sua casa rumo à casa de Deus, a fim de adorar a Deus com o povo de Deus.
Preciso tratar disso com força positiva também, porque estamos dispostos a dar a Deus a glória que lhe pertence, acontece que estamos demolindo toda obra da carne. O lar que age assim não se ocupa com este mundo e seus prazeres. Tributar a Deus a glória que é somente dele significa que reconhecemos que nada é nosso; que dinheiro, filhos, bens, casa, saúde, etc. pertencem a ele e que essas coisas não somente são passageiras, como também nos foram emprestadas. Dar glória a ele significa que não há lugar para preguiça, inveja, murmuração nem vingança. Significa que vemos além deste véu e que sabemos bem como lidar com este mundo e governar bem aquilo que nos foi dado por pouco tempo. Significa que estamos cientes que é realmente breve nosso viver aqui e que logo entraremos deixaremos esse casebre de barro, a fim de entrar na verdadeira e eterna mansão.  

Nenhum comentário: