quarta-feira, 17 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS COM TRIBUTOS (2)




“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao Senhor nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras” (Salmo 96:7-9)
UM CONVITE ÀS FAMÍLIAS DOS POVOS.
O texto começa ordenando às famílias dos povos para tributar a Deus. Novamente vemos como esse Salmo é encantador e carregado da mensagem que ultrapassa a lei. Na lei vemos como Deus lida com a família de Israel, enquanto nesse Salmo vemos como o Senhor antecipa a mensagem do evangelho que seria anunciada às nações em toda face da terra. Aliás, aqui temos a aliança feita por Deus com Abraão para abençoar todas as famílias da terra, benção essa que ultrapassa toda mentalidade judaica, porque o objetivo de Deus é a salvação de pecadores no mundo inteiro.
Mas, por que Deus chama as famílias dos povos? “Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos...”. Creio que a primeira e simples resposta está no fato que Deus abençoou e santificou a família; ela foi criada santa e pura, antes que o pecado entrasse. Foi satanás quem entrou e ação e deturpou a família, e que sempre, em todos os séculos procurou desarraigar essa bênção de Deus entre os homens na face da terra. O fato é que a família em sua estrutura santa e pura mostra a maravilha de Deus na criação, porque criou o sexo para o bem de um casal e por meio dessa união lícita e pura trouxe bênção e segurança para a sociedade. Ultimamente, no mundo inteiro vemos como o arqui-inimigo da família tem procurado apagar da face da terra esse fundamento santificado por Deus desde a criação. Ele sempre fez isso, mas muito mais agora tem criado leis por meio de homens perversos, a fim de perverter o sexo e assim trazer desordens, insegurança e atos pervertidos no meio dos homens.
Outro detalhe é que na ordem da família Deus sempre mostrou seus princípios de valores. Em sua santa lei ele mostra que na família filhos não somente são protegidos, como também devem ser ensinados sobre a importância do papai e da mamãe em suas vidas: “Honra teu pai e tua mãe...” (Êxodo 20). Deus mostra que o segredo de viver e crescer com caráter e honra é seguindo fielmente esse principio de respeitar e honrar os pais. Além disso, no lar Deus mostra que no céu tudo é mobilizado ali por ordem e respeito às autoridades, conforme vemos entre os anjos e até nas atividades das três Pessoas da triunidade. Não estou declarando que todas as famílias respeitam a Deus, que são salvas e que procuram os caminhos do Senhor. Estou apenas afirmando que, segundo os princípios da criação de Deus, ele mesmo abençoou e santificou a família para o bem terreno dos seres humanos.
Também, o lar fornece o lugar certo para as atividades espirituais. Se todos os lares seguissem os princípios estabelecidos por Deus, certamente o mundo seria um lugar maravilhoso para viver. Os homens erroneamente pensam que o paraíso aqui é lugar de prazeres, divertimentos, etc. Deus deu o lar como o único lugar que dá o sentido de paraíso aqui, desde que funcione corretamente. O Senhor Jesus mostrou para os discípulos que o lar foi feito pelo criador e que não pode ser destruído, sem que os destruidores recebam a punição devida. Em Hebreus 13:4 o escritor mostra ali o quanto honrado deve ser o matrimônio e que os fornicários e adúlteros serão punidos. E quando fala dos herdeiros do lago de fogo, estão incluídos os adúlteros (Apocalipse 21:8). Quem são os adúlteros, senão aqueles que aqui destroem famílias.

Nenhum comentário: