segunda-feira, 8 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS (8)


                                               Salmo 96:1-6
AS RAZÕES DA ADORAÇÃO A DEUS (vs. 4-6)
        O fato é que somente a fé verdadeira pode vislumbrar a grandeza de Deus: “Porque grande é o Senhor...”. Ninguém mais pode entrar nesse santo recinto da glória de Deus, manifestada aos salvos. Não esqueçamos que o pecado arrancou o pobre pecador da glória de Deus (Romanos 3:23) e essa foi a maior tragédia ocorrida em decorrência da desobediência dos homens em Adão. Na salvação tudo muda, porque os salvos foram trazido à glória de Deus; seus olhos espirituais foram abertos; os ouvidos da alma agora podem escutar e toda mente pode funcionar em relação a Deus.
        Outro detalhe é que a salvação bíblica resulta em glória para Deus no viver, quando não há isso então é certo que a alma ainda habita nas trevas. Sendo assim nossas músicas devem estar cheias de louvores somente ao Senhor. Falo isso porque, muito tempo atrás ouvi um grupo de pastores cantando uma nova música que celebrava Barnabé, aquele homem de Deus que tanto foi usado em benefício das igrejas nos dias dos apóstolos. Confesso que fiquei indignado ao ouvir aquela canção, porque no meio do povo de Deus não há lugar para celebrar nomes de apóstolos e outras celebridades evangélicas. Se fizermos isso certamente estaremos envolvidos em idolatria. A glória é do grande autor da salvação.
        Devo enfatizar isso porque satanás, usando o mundo tentar infiltrar-se no meio do povo de Deus para manipular os louvores ali. Ultimamente temos sentido de perto os perigos do humanismo, trazendo consigo o cheiro da soberba diabólica. Não salvos dentro da igreja hão de promover a glória dos homens e lutarão para modificar o sistema da verdadeira adoração. Mas o fato é que o evangelho puro e simples proclama a adoração ao Senhor, reconhecendo ser ele o grande Deus: “Porque grande é o Senhor...”. Essa é a luz da glória que deve estar acesa em nossos corações e consequentemente em nossos cultos. A adoração verdadeira causa ódio ao diabo; afasta os iníquos e enche o ambiente de temor. Só tem um nome a ser exaltado e celebrado; a glória pertence única e exclusivamente a Deus. Portanto, recusemos a entrada da vaidade deste sistema mundano, porque é isso o que o inimigo quer semear e a iniquidade quer perverter no meio do povo de Deus.
        Outro detalhe, a salvação bíblica nos santificou de tal maneira, que tudo o que há em e ao nosso derredor proclama a grandeza de Deus. O que acontece na salvação é que o cenário é aberto e agora passamos a ver as coisas como elas realmente são. Foi assim com os crentes em Tessalônica quando se converteram (1 Tessalonicenses 1:10). Os crentes percebem logo que o autor da salvação foi somente Deus; que nada houve neles; que em nada contribuíram; que antes eram inimigos, adoradores no coração de outros deuses. Mas agora eles olham para cima; agora seus corações estão cheios de temor e assim declaram em suas canções a suprema vitória da graça e a história da redenção. Eles foram arrancados das trevas e das prisões diabólicas assim que conheceram a verdade (João 8:32).

        Essa teologia habita no salvo e não importa se é rico ou pobre, se é culto ou ignorante, a fé é igual e suas bocas entoam a mesma canção: “Na redenção firmado estou, meu cativeiro já findou”. Que linda essa antiga história de amor contada a nós pelo Espírito Santo!

Nenhum comentário: