sexta-feira, 5 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS (7)

                                               Salmo 96:1-6
AS RAZÕES DA ADORAÇÃO A DEUS (vs. 4-6)
        O Salmo 96 nos faz avançar ainda mais no conhecimento da verdadeira adoração a Deus em forma de cânticos. A partir do verso 4 deparamo-nos com os motivos pelos quais Deus nos ordenou que nossos cânticos sejam verdadeiros, cheios da mensagem da salvação e anunciando o fato aos homens no mundo inteiro. Sem as motivações corretas, santas, puras e bíblicas, certamente recuaremos ante ao sistema de louvores empregado por este mundo. Os mundanos cantam motivados pela emoção de cantar apenas; eles funcionam sem entendimento, sem uma motivação racional, bem fundamentada.
        Mas não assim com os santos de Deus, porque a razão suprema aparece e é dinamizada com fatos que nos elevam à supremacia da glória e da grandeza de Deus (versos 4-6). O mundo é a casa dos ídolos e satanás promove a si mesmo por meio de um sistema paganizado, mentiroso e deturpador. Se nossos cânticos forem frases mentirosas, certamente estaremos adorando satanás, o pai da mentira e não a Deus. Outro detalhe, se nossas canções forem mentirosas é certo que estaremos promovendo nosso orgulho próprio e enaltecendo nossas vaidades. Deus falou a Israel por meio de Amós que não ouviria as melodias das liras, porque suas canções, mesmo falando de Deus não passavam de mentiras. Por meio de Isaías Deus falou ao povo judeu que eles adoravam com a ele com os lábios, mas seus corações estavam longe. Tudo isso, por mais belo que seja e mais gostoso de ouvir, não passa de mentiras.
        Creio que devemos estar envolvidos com a verdade bíblica, com os fatos da redenção, da grandeza de Deus, de sua soberania, das maravilhas da redenção e da glória que há de vir, se quisermos cantar os verdadeiros hinos de louvores a ele. Neste mundo estamos cercados pela vaidade, pelas paixões e pelas mentiras de um mundo cheio de seduções. Vemos hoje o quanto a música mundana não passa de ecos do inferno, cheia de vileza, perversidades e motivações monstruosas. O meio evangélico em suas músicas badala a fé espúria e emoções inúteis. Ora, essas mediocridades nos envolvem e tentam cortejar nossos anseios por espiritualidade falsificada. Não podemos esquecer que a iniquidade traz consigo veneno que cega os olhos espirituais; que suas mentiras entorpecem a mente e nos tornam pessoas adaptadas àquilo que o mundo tanto anseia ter.
        Mas ao voltar para os versos 4 a 6 percebemos o quanto nosso Deus quer nos envolver com as verdades acerca dele: “Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado...”. É exatamente essa verdade tão vital à adoração verdadeira que satanás quer apagar de nossos corações. Ele quer que nossos cânticos façam barulho apenas; que as luzes venham das emoções e não da verdade revelada a nós na Palavra. Sem humildade e dependência da palavra de Deus, certamente tiraremos nossos olhos do foco – a glória de Deus. Ele é grandioso! Foi ele quem nos fez, dele somos; ele é nosso maravilhoso e soberano salvador! Fomos achados por sua misericórdia e foi seu Filho que veio até à cruz para nos conquistar com maravilhosa salvação. Então, nossos cânticos devem enfatizar sua glória, honra, majestade e soberania. Sem que façamos isso seremos débeis, entoando canções à vaidade. É num lugar desse que satanás entra e transforma tudo num ambiente agradável às nossas miseráveis paixões.

Nenhum comentário: