quarta-feira, 3 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS (5)

                                               Salmo 96:1-6
A ADORAÇÃO DEVE SER CONFORME A VERDADE (vs 3,4)
        A ordem dada pela graça é estendida à toda terra. A salvação em Cristo viria às nações do mundo inteiro, como foi a promessa na aliança feita com Abraão em Gênesis 12. Que luz gloriosa vem do céu à terra, porque a salvação aos pecadores é soberanamente certa e o alvo da graça é que os homens no mundo inteiro celebrem a glória de Deus. Essa verdade é um golpe de destruição ao reino deste mundo, porque anuncia a vitória da cruz e a derrota do diabo para sempre.
        Tem de ter um firme propósito de fé: “Cantai ao Senhor”. Não há lugar para corações divididos; na obra da graça não há convite para o culto ecumênico. Os mundanos adoram ao diabo, porque não é possível prestar adoração a Deus e a satanás ao mesmo tempo. As trevas não combinam com a luz, a mentira não se harmoniza com a verdade. A graça salvadora se manifestou na vitória do Cordeiro, a fim de destruir as obras do diabo, e assim no coração do homem erigir um altar de adoração somente a Deus. As vozes dos santos proclamam: “Digno é o Cordeiro!”. O louvor do céu desceu à terra, a fim de que os remidos ergam suas vozes em louvores; algo inaudito acontece na terra, porque antes era tudo escuridão; tudo era ruído do pecado; tudo era cântico de desprezíveis escravos e esses sons eram imediatamente sufocados pelos terrores da morte e da miséria. Como pode haver verdadeira canção onde não há justiça, santidade, verdade, esperança e amor?
        Agora tudo é diferente, porque para o terror de satanás e de seu mundo cruel, eis que os remidos prestam louvores a Deus. E eles fazem isso com santa convicção e entendimento: “Bendizei ao seu nome”. Os lábios impuros mentem, mas os lábios purificados falam e cantam a verdade. Deus não aceita louvores de impostores, dos falsos crentes. Tais louvores não chegam a ele com cheiro suave e sacrifício que lhe agrada. O Salmo 96 refere-se aos verdadeiros crentes, porque podem falar bem de Deus. Aliás, louvor verdadeiro é a fé narrando a glória de Deus, falando de seus grandes feitos e do seu grande nome. Por essa razão os crentes devem ter intenso cuidado com o cântico sem conhecimento, como vemos em nossos dias. Elementos sem qualquer base teológica e sem qualquer conhecimento da salvação no viver não estão habilitados nem para cantar nem para escrever seus cânticos, porque não são aceitáveis no céu. A mentira em forma de cântico não pode ser chamada de adoração, mas sim de profanação.
        Examinemos a música de perto, porque aquela que agrada a Deus deve estar carregada daquilo que Deus fez e faz pelos pecadores neste mundo: “...proclamai a sua salvação”. Nosso Senhor não aceita bajulação; ele não tolera lisonjas de corações maliciosos. A música religiosa pode ser um instrumento diabólico, a fim manipular mentes e emoções. O Deus da verdade nada aceita fora da verdade. Os três amigos de Jó teriam sido destruídos pela ira de Deus, porque não falaram acerca dele com a verdade. Eles escaparam porque Jó intercedeu diante do Senhor por eles. O Senhor não agirá de forma contrária com aqueles que ousam brincar, usando seu nome em vão, mesmo em forma de cânticos. Nossa adoração aqui é realizada em cânticos, proclamando sua salvação, louvando pela sua obra cheia de compaixão em nosso favor pelos méritos do seu Filho.

Nenhum comentário: