sexta-feira, 12 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS (12 de 13)




                                               Salmo 96:1-6
CONVIDADOS A CONHECER SUA PRESENÇA.
        A frase: “glória e majestade estão diante dele...” mostrou a grandeza de Deus e nossa inabilidade natural para chegarmos perto; mostrou que absolutamente nada pode ser comparado ao Senhor nem neste mundo nem em todo universo. O Senhor glorioso reina total e soberanamente. Sua glória e majestade devem infundir temor e tremor em todos os crentes, para que todos nós vivamos na santa fé e na obediência àquele que se manifestou graciosamente a nós; para que também o mundo saiba disso e o evangelho mostre sua força e triunfo por onde for pregado. Nossos cânticos mostrarão que somos diferentes; que não estamos envolvidos em mentiras e sentimentos vãos. Nossos cânticos devem emitir verdades que vieram a nós e que encheram nossos corações de santa fé e firme convicção.
        Para encerrar chegamos agora mais perto: “...força e formosura no seu santuário”. Quem é esse Deus que exibe sua glória e majestade? Essa verdade faz tudo em nós tremer, bem como faz tremer tudo ao nosso derredor. Mas algo acontece, mostrando que nesse trono majestoso do Senhor há uma porta aberta; que seu santuário, lugar santíssimo, esse Deus mostra que há “força e formosura”. Incrível! Deve causar em nós santa admiração. Quando lembramos da lei, sabemos que era impossível para alguém entrar no santuário, a não ser o sumo-sacerdote uma vez por ano. Mas aqui no Salmo 96 vemos algo ali maravilhoso, que a porta está aberta para o pecador. O que significa isso?
        A primeira lição é que não é lugar para o soberbo. Homens e mulheres que vivem no pecado e com seus corações arrogantes, desafiando a Deus, certamente hão de manter longe, distantes desse santo lugar. Eles jamais conhecerão o Senhor, porque ele mesmo tem falado que mantém o soberbo distante. Os homens pensam que conhecem a Deus, mas o fato é que eles vivem sem Deus no mundo e estranhos às suas verdades reveladas. O Deus da bíblia só pode ser conhecido mediante a iluminação bíblica. O deus deste mundo não precisa de revelação, porque satanás se esconde nas trevas. Mas o Senhor se manifesta aos pecadores como sendo o Deus que está no seu santuário.
Quem pode chegar ali? Ah sim! Pecadores arrependidos, humilhados quebrantados, contritos! Ele se manifesta a essas pessoas. A bíblia está cheia dessas verdades. É triste ver como o evangelho moderno, tão longe da verdade bíblica, escancarou a “porta” para que todo e qualquer indivíduo venha entrar. Mas, tal porta não é para o lugar santíssimo. No santuário vemos que há “força e formosura”.  Que impressionante revelação a nós! Onde estão os pecadores? Quem pode agora ouvir acerca disso? Convidemos homens e mulheres arrependidos, para que eles olhem para o Deus da bíblia, porque sendo ele excelso, santo, majestoso e glorioso, mesmo assim se condescendeu de pecadores; eis que ele abriu a porta, mostrando aos caídos que há lugar para eles.
Que riqueza da graça, tão desprezada pelos pecadores! Mas a mensagem do evangelho chega com júbilo, porque a graça é conquistadora e a misericórdia entra no meio dos homens, vencendo o poder do pecado no coração e destruindo as barreiras da morte, a fim de atrair pecadores à essa tão grande salvação!

Nenhum comentário: